Nairo Quintana desclassificado do Tour de France 2022, mas não suspenso!

A UCI anunciou hoje em comunicado a desclassificação do colombiano Nairo Quintana do Tour de France 2022, após análises sanguíneas durante a corrida terem detetado a presença de tramadol no corpo do líder da Arkea – Samsic. Quintana fica assim desclassificado dos resultados obtidos durante a corrida francesa, mas não será suspenso da competição e já vamos explicar porquê!

O tramadol é uma substância que inibe a dor, e que por isso mesmo está regulamentada como proibida pela UCI durante períodos de competição desde 2019. Quintana testou positivo para tramadol a 8 e a 13 de julho de 2022, durante o Tour de France.

As infrações ao uso de tramadol durante períodos de competição estão sob as Regras Médicas da UCI e não constituem violações às Regras Antidopagem, já que o uso da mesma pode ser feito em períodos de ausência competitiva. Por isso mesmo, e por ser também a primeira violação do código de Regras Médicas por parte do colombiano, a suspensão competitiva não é aplicável, mas sim a desclassificação da competição em que a mesma substância foi detetada.

Quintana ia partir, tal como previsto, para a Vuelta a España, e afirmou ontem que irá recorrer da decisão nos 10 dias em que o pode fazer, já que garante não ter usado a substância.

Entretanto, já no dia de hoje, o colombiano anunciou que não irá partir para a La Vuelta a España, de modo a focar-se na situação, já que garante não ter tomado tramadol durante o Tour de France.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock