Portugal leva apenas 9 atletas aos Campeonatos Europeus em Munique!
Portugal contará com nove representantes no Campeonato da Europa das vertentes de estrada, pista e BTT, que se realizarão entre os dias 12 e 21 de agosto, em Munique, Alemanha, num evento que juntará diversas modalidades, como por exemplo também o atletismo.
A pista, que terá as suas provas de 12 a 16 de agosto, é onde mais de metade dos atletas convocados farão a sua representação. Gabriel Mendes convocou 5 ciclistas, 2 mulheres e 3 homens, para as várias provas de resistência nas disciplinas de Scratch, Eliminação, Corrida por Pontos, Omnium e Madison.
Na provas de estrada, Portugal apenas levará um atleta em ambos os lados, que correrão somente as provas de fundo, abdicando assim dos contrarrelógios. A corrida masculina, de dia 14, terá pouco mais do que 200km e terá, à partida, um final esperado ao sprint, com um circuito dentro da cidade alemã a ser percorrido 5 vezes. No caso da prova feminina, dia 21, terá quase 130km no mesmo percurso, apenas com menos voltas.
Portugal também estará representado nas competições de BTT, no cross country olímpico (XCO) a 19 e 20 de agosto, tanto no lado masculino como feminino.
Convocados
- PISTA
- Daniel Dias (Kelly – Simoldes – UDO)
- Daniela Campos (Bizkaia – Durango)
- Diogo Narciso (LA Alumínios – Credibom – MarcosCar)
- Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA)
- Maria Martins (Le Col – Wahoo)
- ESTRADA
- Maria Martins (Le Col – Wahoo)
- Rui Oliveira (UAE Team Emirates)
- BTT
- Mário Costa (Axpo / FirstBike Team / Vila do Conde)
- Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos)
- Joana Monteiro (Axpo / FirstBike Team / Vila do Conde)
Nota que o site da UEC refere ainda a inscrição de Ivo Oliveira e de André Carvalho para a prova de fundo dos Europeus, mas tal não é mencionado na notícia da Federação Portuguesa de Ciclismo. Portugal tinha 6 vagas na prova de fundo masculina e 2 na feminina, mas o que é facto é que não as aproveitou de forma devida. A pergunta que fica é “Porquê FPC?”
