Duelo EUA vs Espanha em perspetiva em Castelo Branco!
A etapa 1 da Volta a Portugal foi ganha de forma surpreendente pelo estadunidense Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling), com um portentoso sprint num pelotão já reduzido e bastante afetado por uma queda já dentro dos 3km finais. Alguns dos principais favoritos acabaram por ficar presos e assim impedidos de disputar a chegada, pelo que hoje deveremos assistir a um sprint com mais unidades nas estradas em falso plano de Castelo Branco.
A etapa 2 irá então ligar Badajoz, em Espanha, a Castelo Branco, num total de 181.5km numa jornada um pouco mais dura que a de ontem. O pelotão terá pela frente três contagens de terceira categoria, a primeira ainda a meio da etapa, no Monte Paleiros, com 3.9km a 5.6% de pendente média, e as últimas duas já próximas da chegada, podendo essas sim fazer mais diferenças. Ao km 145.5 surgirá a contagem da Serra de São Miguel, com 4.8km a cerca de 4% de pendente, e ao km 168.3 a contagem do Retaxo, após 13.6km a 2.3% de pendente média. A chegada será propícia a um sprint compacto, em falso plano, com Castelo Branco a ser palco de um grande final.

Favoritos
Depois de ontem ter vencido em grande nível, Scott McGill surge hoje como o maior candidato ao triunfo, agora vestido de verde, e poderá muito bem voltar a triunfar de forma contundente perante toda a concorrência! A equipa norte-americana vai voltar a colocar-se toda ao seu dispor, com a única diferença que terão de controlar a jornada desde cedo, algo que ontem puderam evitar fazer, poupando forças para o final.
A chegada de hoje é ainda mais propícia para Xavier Cañellas (Java Kiwi Atlantico), ele que também passa muito bem terrenos de média montanha. Ontem, o espanhol ficou preso atrás da queda nos 3km finais, e por isso ficou arredado da discussão, pelo que hoje deverá querer vencer. Na mesma posição encontra-se Juan José Lobato (Euskaltel – Euskadi), que irá querer marcar já desde cedo um triunfo na Volta.
Entre as equipas portuguesas, Rafael Silva (Efapel Cycling), Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) e Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) são os mais fortes candidatos, beneficiando do final em falso plano para poderem colocar a sua boa ponta de velocidade. O argentino poderá estar ainda afetado da queda de ontem, mas quererá certamente marcar um ponto de viragem e vencer a etapa.
João Matias (Tafver – Mortágua – Ovos Matinados) deverá voltar a ser a aposta dos comandados de Gustavo Veloso, enquanto na Electro Hiper Europa – Caldas, as fichas deverão ser jogadas para o colombiano Esteban Guerrero. César Martingil deverá voltar a ter uma chance com a Rádio Popular – Paredes – Boavista), assim como Aleksandr Grigoriev com a Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel.
Nota ainda para o uruguaio Eric Fagundez (BAI Sicasal Petro de Luanda) e para o espanhol Oscar Pelegri (Burgos – BH), assim como para Gonçalo Amado (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados). Entre os principais colocados da geral, Oliver Rees (Trinity Racing) e Maurício Moreira (Glassdrive – Q8 – Anicolor) deverão também estar à espreita de uma boa posição.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Scott McGill
⭐⭐⭐⭐ Xavier Cañellas e Juan José Lobato
⭐⭐⭐ Rafael Silva, Luís Gomes e Tomas Contte
⭐⭐ João Matias, Esteban Guerrero, César Martingil e Aleksandr Grigoriev
⭐ Eric Fagundez, Oscar Pelegri, Gonçalo Amado, Oliver Rees e Maurício Moreira
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na RTP1, a partir das 15h!