Verona alcança primeira como profissional no Dauphiné! Roglic controla na geral!

O espanhol Carlos Verona, da Movistar, venceu a etapa 7 do Critérium du Dauphiné, ao ser o mais forte, e também o único sobrevivente, da fuga do dia! No segundo posto, terminou o primeiro dos homens da geral, Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, a 13 segundos, com o terceiro lugar a ficar para o seu companheiro de equipa, Jonas Vingegaard. Na geral, Rogla dá uma machadada que pode ser decisiva, ascendendo à liderança, com 44 segundos de avanço sobre Vingegaard e 1:24 sobre Ben O’Connor.

A sétima e penúltima etapa do Critérium du Dauphiné trazia uma ligação de 134.8 km, entre Saint-Chaffrey e Vaujany, num dia com duas subidas de categoria especial, o Col du Galibier e o Col de la Croix de Fer, duas ascensões alpinas que farão parte do Tour de France, em julho.

A etapa começava logo em subida, com o Col du Galibier. Aí, os ataques foram mais que muitos, mas nenhuma movimentação ficou estabelecida desde logo. No topo da montanha, passou em primeiro Pierre Rolland, líder dos melhores trepadores, e que assim praticamente sentenciava essa classificação em particular.

Depois, formou-se mesmo a fuga do dia, com um grupo de 18 corredores a isolar-se, incluindo nomes como Amador, Fabbro, Rolland, Luis Leon Sanchez, Elissonde (com outros dois Trek), Verona e Mühlberger (Movistar), Lafay, entre outros.

A 60 km do final, atacou do grupo da frente o britânico Mark Donovan, da DSM, conseguindo alguma margem sobre a restante fuga.

A 43 km do fim, com a subida do Col de Croix de Fer a meio, Donovan rodava com 1:10 sobre os perseguidores, com o pelotão a 4 minutos. Faltavam ainda 12 km para o topo da ascensão.

Depois, Donovan quebrou, acabando por ser alcançado pelo resto da fuga. A 5 km do topo da subida, é a vez de Gregore Mühlberger atacar, com Kenny Elissonde a tentar seguir na perseguição e a colar no austríaco. Estes pareciam os dois mais fortes da fuga nesta fase, mas o francês não estava nada satisfeito com a matreirice dos homem da Movistar, que se iam tentando esconder um pouco.

Pouco antes do final da subida, perde o contacto com o pelotão o camisola amarela, Wout Van Aert, da Jumbo-Visma. Chegava ao seu limite o campeão belga, que por pouco não levava a sua liderança até ao último dia de Dauphiné! Depois era a vez de Mattia Cattaneo, segundo à geral, também ceder, o que colocava, se dúvidas houvessem, Primoz Roglic na liderança virtual da corrida. Quem seguia muito bem colocado no grupo principal era Ruben Guerreiro, num grupo já muito restrito!

No topo da Croix de Fer, a pouco mais de 30 km do final, passou Rolland, seguido pelos dois Movistar, por Elissonde, e Lafay. O pelotão rodava ainda a mais de 3 minutos da frente. Continuava a discussão entre Elissonde e Mülhberger, e depois entre Lafay e o austríaco! Ânimos bem quentes nesta fuga!

La atrás, atacava Caruso no pelotão, aproveitando a roda de Luis Leon Sanchez que tinha ficado para trás de modo a apoiar o seu líder.

A 18 km da meta, a margem dos homens da dianteira era de cerca de 1:40, com a Bahrain e a Groupama-FDJ a trabalharem no pelotão.

Na frente, seguiam Verona e Elissonde, agora com alguma vantagem sobre os restantes fugitivos, mas eram diferenças muito curtas. Esta dupla continuava a trocar palavras, provavelmente não as mais agradáveis. A 14 km da meta, o espanhol atacava o francês, tentando isolar-se antes da subida final, uma 2ª categoria com pouco mais de 5 km de extensão. La atrás, continuava a ser a Bahrain, através de Leon Sanchez, e também a Groupama no trabalho de perseguição.

Seguia-se uma fase de descida, com Elissonde a encostar em Verona. A 9 km do final, a dupla parecia com boas condições de discutir a etapa, com os perseguidores a perderem tempo e com o pelotão ainda a 1:40.

Na subida final, Elissonde ainda entrou na frente, mas de pronto Verona lançou-se ao ataque! Faltavam ainda mais de 5 km para o final, mas esta podia ser a movimentação decisiva da jornada!

O pelotão ia perdendo unidades de forma decisiva, com a Groupama a impor o ritmo. Eram pouco mais de 20 corredores no grupo de elite, incluindo ainda Ruben Guerreiro. E a 4 km do final, o Iceman de Pegões atacou mesmo, saltando do pelotão de forma bem convicta! Era a primeira mexida séria no grupo!

No encalço do português, seguiu Meintjes e também McNulty, com o grupo a reduzir-se cada vez mais! Na frente, Verona parecia seguir de forma imperturbável rumo à vitória.

No grupo de favoritos, eram as abelhas assassinas a responder, com Jonas Vingegaard a colocar prego a fundo, seguido de Ben O’Connor, Roglic, e poucos mais! Rapidamente este grupo colou em Ruben Guerreiro.

A 2,5 km do final, Verona rodava com 1 minuto sobre o grupo de favoritos, com Vingegaard, Roglic, Guerreiro, Meintjes, Gaudu, O’Connor, e Johannessen. Este lote estava prestes a alcançar Elissonde, o que significava que haveria bonificações no final, pelo menos para o 2º posto.

A 2 km da meta, altura do Besouro dar a sua ferroada! Ataque forte de Roglic no grupo dos favoritos, sem resposta dos rivais! O’Connor foi o único a tentar, mas sem qualquer ameaça para Rogla. Na roda do homem da AG2R seguia o nº2 da Jumbo, Vingegaard.

No km final, Verona chegou isolado, festejando a sua primeira vitória como profissional, com os seus 29 anos!

No segundo posto, terminou mesmo Roglic, a apenas 12 segundos de Verona, com o terceiro lugar a ficar para Vingegaard, a roubar ainda as últimas bonificações a O’Connor.

Na geral, Rogla é agora primeiro, com 44 segundos de avanço sobre Vingegaard e 1:24 sobre Ben O’Connor.

Em destaque acabou por estar também Ruben Guerreiro, que após o ataque na subida final, finalizou no 12º lugar, a 1:13 do vencedor. Na geral, o Iceman segue agora no 15º posto, a 2:49 da amarela.

Quanto a Ivo Oliveira, foi o 129º da etapa, a 22:58, seguindo na geral na 109ª posição, a 43:06.

Amanhã disputa-se a última etapa, em mais uma jornada montanhosa, com final na subida de categoria especial para Plateau de Salaison.

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock