Super Alina Lysenko é o destaque da ronda 2 da Track Champions League em Apeldoorn!
Apeldoorn foi, nesta sexta-feira, o palco da segunda ronda da Track Champions League que contou com várias surpresas e provas de grande espetáculo, no conhecido Velódromo neerlandês. Alina Lysenko foi a grande figura do dia ao não dar hipótese no Sprint e no Keirin feminino e ser assim a nova líder da Velocidade. Harrie Lavreysen também brilhou em casa para ser o novo líder na Velocidade masculina e Katie Archibald e Dylan Bibic defenderam muito bem as suas lideranças no Endurance.
Sprint feminino
Alina Lysenko confirmou a grande forma que tinha mostrado na ronda 1 da Track Champions League ao entrar a vencer na Velocidade feminina em Apeldoorn. Lysenko conseguiu bater a neozelandesa Ellesse Andrews na final do Sprint feminino. Andrews não esteve bem em Saint-Quentin-en-Yvelines, mas mostrou estar a subir de nível ao conseguir ser segunda e ao eliminar a colombina Martha Bayona e a britânica Emma Finucane nas meias-finais. Bayona acabou por fechar na terceira posição. Finucane mostrou não estar num dia bom ao ser apenas quarta.
Sprint masculino
No Sprint masculino, o neerlandês, Campeão do Mundo, Harrie Lavreysen brilhou em casa e regressou assim aos triunfos, depois de não ter vencido uma ronda em Saint-Quentin-en-Yvelines. Na final, Lavreysen conseguiu bater o trinitário Nicholas Paul. O neerlandês Jeffrey Hoogland fechou o top3. O britânico Matthew Richardson foi apenas quinto, após ter sido surpreendido nas meias-finais por um ataque de longe de Paul.
Scratch feminino
O Endurance feminino começou com um Scratch bastante ofensivo! A vitória acabou por sorrir à canadiana Sarah Van Dam que surpreendeu as suas adversárias com um grande ataque a 11 voltas do fim. A britânica Katie Archibald teve de gastar bastante energia ao fechar vários ataques durante a prova, mas ainda conseguiu vencer o sprint no pelotão para ser segunda. A irlandesa Mia Griffin completou o pódio do Scratch. A irlandesa Lara Gillespie foi apenas 11ª e a norueguesa Anita Stenberg não pontuou.
Scratch masculino
O Scratch masculino também contou com uma prova de vários ataques, mas a vitória acabou por ser decidida ao sprint. O dinamarquês Tobias Hansen acabou por não dar hipótese e regressou assim aos triunfos na ronda 2 da Track Champions League. O canadiano Dylan Bibic não estava bem colocado nas voltas finais, mas conseguiu fazer um fantástico sprint para conseguir terminar ainda em segundo. O belga Lindsey De Vylder fechou o pódio.
Keirin feminino
No Keirin feminino, Alina Lysenko seguiu com o seu grande momento ao bisar na ronda 2 em Apeldoorn e para vencer pela segunda vez consecutiva no Keirin desta Track Champions League. Na final, Lysenko conseguiu bater ao sprint Ellesse Andrews e Martha Bayona. Emma Finucane confirmou novamente que não estava a ter um dia bom e perdeu pontos importantes ao ser apenas 11ª.
Keirin masculino
O colombiano Cristian Ortega surpreendeu ao conseguiu bater ao sprint Harrie Lavreysen para conquistar o Keirin masculino. Ortega já tinha mostrado estar em boa forma em Saint-Quentin-en-Yvelines e continua a mostrar a sua grande evolução. Lavreysen ainda está a subir de forma, mas conseguiu aqui pontos importantes. Nicholas Paul conseguiu ser mais forte que Matthew Richardson para fechar assim o pódio do Keirin.
Eliminação feminina
Na Eliminação feminina, a vitória sorriu a Anita Stenberg que conseguiu redimir-se de um Scratch não tão bem sucedido. A norueguesa conseguiu bater ao sprint Katie Archibald para regressar assim às vitórias. Lara Gillespie também conseguiu redimir-se da sua má corrida de Scratch ao fechar na terceira posição. A mexicana Yareli Acevedo tinha se mostrado bem na ronda 1 da Track Champions League, mas não conseguiu passar esse bom momento para Apeldoorn e foi apenas 17ª.
Eliminação masculina
A eliminação masculina ficou marcada por uma grande queda de nove ciclistas quando estava apenas treze em competição. Vários ciclistas ficaram maltratados, mas só o americano Grant Koontz é que não conseguiu regressar à competição. A corrida acabou por ser retomada após as duas provas do Keirin e a vitória acabou por sorrir a Dylan Bibic. O canadiano não ficou envolvido na queda e conseguiu somar aqui pontos importantes. Tobias Hansen tinha várias marcas da queda, mas conseguiu fazer uma bela Eliminação e ser ainda segundo. O australiano Blake Agnoletto ficou também na queda e ainda foi terceiro.
Classificações Gerais
Na geral do evento, Harrie Lavreysen subiu à liderança da Velocidade masculina. O neerlandês tem 71pts e conta com uma vantagem de 7pts sobre Matthew Richardson e 13pts sobre Nicholas Paul. Do lado feminino, Alina Lysenko subiu também à liderança e soma agora 75pts. Lysenko conquistou a pontuação na ronda 2 e tem uma vantagem de 15pts sobre Martha Bayona e 20pts sobre Emma Finucane.
No Endurance, Dylan Bibic manteve a sua liderança e conta agora com 70pts. O canadiano tem uma vantagem de 14pts sobre Tobias Hansen e 26pts sobre Lindsay De Vylder. Do lado feminino, Katie Archibald segue com a sua grande liderança. A britânica tem 74pts e conta com uma vantagem de 29pts sobre Sarah Van Dam e 30pts sobre Anita Stenberg.
Fotos: UCI