Thomas Boudat bate Viviani e Kluge e conquista o Ouro no Omnium Masculino!
Na tarde de quinta, a Track Nations Cup de 2023, em Cairo, contou com um segundo dia de provas fantásticas, como por exemplo, o Omnium Masculino. João Matias esteve em pista no dia de hoje mas o português. não conseguiu qualificar-se para a fase final do Omnium. Para além do Omnium Masculino, o dia de hoje também teve o Madison Feminino, o Sprint Feminino e o Keirin Masculino.
Omnium Masculino
No Omnium Masculino, o francês Thomas Boudat conquistou o Ouro, após somar 119pts. O francês bateu o italiano Elia Viviani por 20pts. O alemão Roger Kluge somou 117pts e ficou com o Bronze.
Na Scratch Race, Boudat bateu o dinamarquês Rasmus Pedersen e o neerlandês Yanne Dorenbos para vencer a primeira corrida do Omnium. Na segunda prova do Omnium, a Tempo Race, o neozelandês Thomas Sexton foi o mais forte e bateu Kluge e Boudat. Viviani venceu a terceira prova do Omnium, a Eliminação, e o italiano bateu o canadiano Dylan Bibic, Kluge e Boudat. O belga Fabio van den Bossche bateu Sexton e o japonês Shunsuke Imamura para vencer a última prova do Omnium, a Corrida por Pontos. Boudat conseguiu dar uma volta de avanço e essa volta fez com que o francês conquistasse o Ouro.
João Matias foi 16º na sua ronda de qualificação com 0pts que não foram suficientes para o português se qualificar para a fase final do Omnium.

Madison Feminino
No Madison Feminino, as francesas Clara Copponi e Valentine Fortin somaram 35pts e conquistaram o Ouro. As francesas bateram as dinamarquesas Julie Leth e Amalie Dideriksen por apenas 1pt. As neozelandesas Ally Wollaston e Bryony Botha ficaram com o Bronze.

Sprint Feminino
No Sprint Feminino, a britânica Emma Finucane bateu a sua compatriota Sophie Capewell e conquistou o Ouro. Finucane eliminou a principal favorita a vencer o Sprint Feminino nas meias finais, a alemã Emma Hinze. A alemã ainda ficou com o Bronze após bater a italiana Miriam Vece.

Keirin Masculino
No Keirin Masculino, o japonês Shinji Nakano bateu o malásio Muhammad Sahrom e o japonês Kaiya Ota na luta pelo Ouro. O principal favorito a vencer o Keirin Masculino, o neerlandês Harrie Lavreysen foi eliminado nos quartos de final. O israelita Mikhail Yakovlev, que era um dos principais favoritos a terminar no pódio, também foi eliminado nos quartos de final.

Fotos: UCI