Thibau Nys bisa na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Flamanville!

Thibau Nys (Baloise Glowi Lions) venceu esta tarde a segunda ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2025/26, em Flamanville, na França, após isolar-se na sétima volta. O campeão belga bateu o neerlandês Lars van der Haar (Baloise Glowi Lions) por 3s e o campeão britânico Cameron Mason (Seven Racing) por 5s para reforçar a sua liderança da geral.

Corrida começa a partir na segunda volta

A segunda ronda dos elites masculinos na Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um bom arranque de Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) e Lars van der Haar. Os dois tentaram fazer diferenças, mas um grande grupo seguia isolado na dianteira. Na segunda volta, Joris Nieuwenhuis (Ridley Racing Team) acelerou e a corrida acabou por partir. Inicialmente, o neerlandês foi apenas seguido por Thibau Nys, mas Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) e van der Haar conseguiu chegar também à frente da corrida. Cameron Mason não quis ir ao choque e seguia num pequeno grupo a 14s.

Na terceira volta, Thibau Nys tentou partir o grupo da frente, mas não teve sucesso. O quarteto da frente tinha agora 8s sobre Laurens Sweeck, Pim Ronhaar (Baloise Glowi Lions), Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Altez Industriebouw), Jente Michels (Alpecin – Deceuninck) e Cameron Mason. Lars van der Haar mexeu na corrida, na quarta volta, e Nys obrigou Joris Nieuwenhuis a fechar o espaço. Niels Vandeputte passou algumas dificuldades e estava a 5s do trio da frente. Pim Ronhaar parece ter tido problemas e saiu assim da luta pelo top5.

Thibau Nys consegue isolar-se e azar para Joris Nieuwenhuis

Joris Nieuwenhuis tentou largar os dois ciclistas da Baloise Glowi Lions, na quinta volta, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Cameron Mason aumentou o seu ritmo e conseguiu fazer a ponte para Niels Vandeputte, que seguia a 5s da dianteira. Laurens Sweeck largou também Jente Michels e Michael Vanthourenhout e tentava aproximar-se da luta pelo pódio. Thibau Nys sofreu com um problema, na sexta volta, e recebeu a companhia de Mason. Os dois seguiram com um forte ritmo e chegaram a Nieuwenhuis e Lars van der Haar.

No início da sétima volta, Niels Vandeputte aproveitou a marcação entre os quatro da frente para reentrar na luta pela vitória. Numa das zonas mais técnicas do circuito, Thibau Nys acelerou e conseguiu isolar-se. Joris Nieuwenhuis perdeu o contacto com a dianteira por causa de um problema na corrente e recebeu a companhia de Laurens Sweeck. Nys conseguiu assim 10s de vantagem sobre Cameron Mason e Lars van der Haar, 16s sobre Vandeputte e 22s sobre Sweeck e Nieuwenhuis.

Novo triunfo para o Campeão Belga na Taça do Mundo de Ciclocrosse

Cameron Mason tentava fechar o espaço para a frente da corrida, mas Lars van der Haar não cooperava consigo. Thibau Nys seguiu com um forte ritmo e tinha agora uma vantagem de 12s sobre o britânico e o neerlandês. Niels Vandeputte recebeu a companhia de Joris Nieuwenhuis e Laurens Sweeck e os três começaram a marcar-se na luta pela terceira posição.

No início da última volta, Thibau Nys ainda sofreu uma queda, mas rapidamente remontou na bicicleta. O belga manteve um bom ritmo para não cometer mais erros e fez assim o “bis” na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Flamanville. Lars van der Haar conseguiu ser segundo a 3s para completar a dobradinha da Baloise Glowi Lions. Cameron Mason conquistou o seu primeiro pódio na Taça do Mundo de elites ao ser terceiro a 5s. Niels Vandeputte levou a melhor sobre Laurens Sweeck e Joris Nieuwenhuis para ser quarto a 23s.

Thibau Nys segue líder da classificação geral da Taça do Mundo de Ciclocrosse e conta agora com 80pts. O belga tem 29pts de vantagem sobre Laurens Sweeck e 31pts sobre Lars van der Haar.

O pódio dos elites masculinos na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Flamanville com Lars van der Haar, Thibau Nys e Cameron Mason
O pódio dos elites masculinos na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Flamanville com Lars van der Haar, Thibau Nys e Cameron Mason

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock