Aniek van Alphen estreia-se na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Flamanville!
Aniek van Alphen (Seven Racing) venceu esta tarde a segunda ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2025/26, disputada no circuito de Flamanville, na França, após isolar-se na segunda volta! A neerlandesa bateu a campeã francesa Amandine Fouquenet (Arkea-B&B Hotels) e a sua compatriota Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck) por 16s e 22s, respetivamente.
Corrida rapidamente se parte com Aniek van Alphen a isolar-se
A segunda ronda das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um belo arranque de Amandine Fouquenet. A campeã francesa tentou fazer diferenças, mas não teve sucesso. Aniek van Alphen rapidamente ganhou posições e assumiu o comando. A neerlandesa acelerou de imediato e foi apenas seguido por Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Altez Industriebouw). As duas conseguiram uma vantagem de 3s sobre Fouquenet. Inge van der Heijden (Crelan – Corendon) não teve uma boa volta inicial e seguia com Ceylin Alvarado a 12s.
Na segunda volta, Aniek van Alphen manteve um ritmo demolidor e conseguiu isolar-se. A neerlandesa conseguiu uma vantagem de 6s sobre Leonie Bentveld e 8s sobre Amandine Fouquenet. Inge van der Heijden e Ceylin Alvarado estavam ainda a 12s, mas estavam a começar a fechar o espaço para entrarem na luta pelo pódio.
Dominante triunfo de Aniek van Alphen
Leonie Bentveld recebeu a companhia de Amandine Fouquenet, Inge van der Heijden e Ceylin Alvarado, na terceira volta. As quatro começaram a marcar-se e Aniek van Alphen aumentou a sua vantagem para 21s. Na quarta volta, Fouquenet mexeu na corrida. A francesa continuava a 21s de van Alphen, mas tinha agora 4s sobre Alvarado, van der Heijden e Bentveld. Na quinta volta, Alvarado largou van der Heijden e Bentveld e conseguiu fazer a ponte para Fouquenet.
Aniek van Alphen manteve o seu ritmo, na volta final, e acabou por conquistar assim a sua primeira vitória na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Flamanville. Amandine Fouquenet confirmou o seu bom início de temporada ao largar Ceylin Alvarado para ser segunda a 16s. Alvarado regressou à competição, após estar a recuperar de uma lesão, e conseguiu ser terceira a 22s. Inge van der Heijden conseguiu largar Leonie Bentveld para ser quarta a 44s.
Na classificação geral, Aniek van Alphen é assim a nova da Taça do Mundo de Ciclocrosse com 61pts. A neerlandesa tem 12pts de vantagem sobre Amandine Fouquenet e 14pts sobre Inge van der Heijden.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA
