Eli Iserbyt voltas às vitórias no acidentado Exact Cross de Maldegem!
O campeão belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceu a sexta ronda da série Exact Cross, disputada no circuito de Maldegem, na Bélgica. Depois da queda de Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) na volta final, Iserbyt foi mais forte que o seu compatriota, Campeão da Europa, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) para conquistar a sua nona vitória da temporada. O belga Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) completou o pódio a 5s.
A prova começou com um bom arranque de Emiel Vestrynge (Crelan – Corendon) e Iserbyt, mas nenhum dos dois se isolou na frente da corrida. O ritmo da volta inicial foi alto e um grande grupo com os principais favoritos estava na frente da corrida. Na segunda volta, Ronhaar acelerou e foi seguido por Iserbyt, Vanthourenhout, Vestrynge, Vandeputte e Felipe Orts (La Vila Joiosa Neteo). Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions), Joran Wyseure e Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) seguiam num grupo perseguidor a 7s.
Na terceira volta, Van der Haar, Wyseure e Sweeck reentraram no grupo da frente. Na quarta volta, Ronhaar voltou a acelerar. Van der Haar, Wyseure e Sweeck acabaram por ceder e estavam a 12s da frente da corrida. Na quinta volta, Iserbyt e Ronhaar mexeram no grupo da frente. Vestrynge foi a única vítima dos ataques. Van der Haar passou direto pelo belga e tentava fazer a ponte sozinho para o quinteto da dianteira.
Na sexta volta, Van der Haar juntou-se à frente da corrida. Wyseure, Vestrynge e Sweeck estavam a apenas 3s. Na sétima volta, Vandeputte e Vanthourenhout tentaram partir a corrida e isolarem-se, mas não tiveram sucesso. Wyseure e Vestrynge reentraram na luta pela vitória. Na oitava volta, Iserbyt e Vanthourenhout atacaram, mas nenhum dos dois conseguiram isolar-se. Vestrynge acabou por ceder e foi alcançado por Sweeck. Os dois belgas estavam a 5s do grupo da frente.
Na nona volta, Ronhaar atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. O neerlandês começou a volta final com cerca de 2s de vantagem sobre Iserbyt e Vanthourenhout, 3s sobre Vandeputte e 5s sobre Orts. Van der Haar não foi ao choque e impôs o seu ritmo. O neerlandês estava a 10s do seu colega de equipa.
No início da última volta, Iserbyt largou Vanthourenhout e fez a ponte para Ronhaar. O neerlandês continuava com um ritmo alto, mas acabou por cometer um erro numa curva com bastante lama e foi ao chão. Iserbyt ainda ficou bloqueado, mas voltou rapidamente ao seu ritmo e seguia com Vanthourenhout. Orts fez a ponte para Vandeputte e os dois tinham Van der Haar a poucos segundos. Vandeputte quando viu a aproximação de Van der Haar atacou e tentava fazer a ponte para os dois da frente. Van der Haar passou direto por Orts e tentava reentrar na luta pelo pódio.
Na frente da corrida, Vanthourenhout atacou, mas o Campeão da Europa não teve capacidade para largar Iserbyt. O campeão belga passou para o comando e aumentou o ritmo. Vandeputte estava a aproximar-se do grupo da frente. Van der Haar também estava muito bem a ritmo e estava a poucos segundos de Vandeputte. Na fase final da volta, Iserbyt atacou. Vanthourenhout não teve resposta para o seu colega de equipa que manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua nona vitória da temporada. Vanthourenhout aguentou o forte ritmo de Vandeputte para ser 2º a 3s.
Van der Haar fez um boa corrida de trás para a frente e acabou por ser 4º a 5s. Felipe Orts fez mais uma excelente exibição nesta temporada e conseguiu ser 5º a 18s. Depois da queda sofrida, Ronhaar teve de ir a pé até à box para trocar de bicicleta. O neerlandês mostrou que tinha capacidade para ganhar e acabou por ser 9º a 1:38.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: BELGA