CX: Eli Iserbyt e Marianne Vos venceram a última prova da Taça do Mundo!
O belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) e a neerlandesa Marianne Vos (Jumbo – Visma) venceram esta tarde a última prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2021/2022, disputada no circuito de Hoogerheide nos Países Baixos e tornam-se os maiores favoritos a tornarem-se campeões do Mundo.
Prova Masculina
A prova começou com um ritmo bastante alto com Quinten Hermans (Acrog Tormans) e Ryan Kamp (Pauwels Sauzen – Bingoal) a terem o melhor arranque e a conseguirem uma vantagem de 2s sobre um grupo com Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions), Toon Aerts (Baloise Trek Lions), Corne Van Kessel (Acrog Tormans), Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal), Kevin Kuhn (Acrog Tormans) e Victor Baestaens (Group Hens – Maes Containers). Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) vinham mais atrás após um mau arranque.
No final da primeira volta, Van der Haar acelerou e foi seguido por Hermans, Kamp e Van Kessel, mas na primeira subida da segunda volta, Kamp e Van Kessel cederam. Pidcock e Iserbyt entraram no top10, mas o britânico tinha uma vantagem de 3s sobre o belga. Na terceira volta, os dois da frente tinham uma vantagem de 9s sobre Pidcock, que passou direto pelo grupo perseguidor que era composto por Van Kessel, Aerts e Vanthourenhout. Iserbyt alcançou esse grupo, mas não tinha capacidade para seguir Pidcock. Aerts cometeu um erro e caiu, perdendo muitas posições.
No início da quarta volta, Pidcock alcançou os dois da frente e aumentou logo o ritmo. Iserbyt, Vanthourenhout e Van Kessel estavam a 3s dos três da frente. Numa descida, Van der Haar e Hermans caíram e Van Kessel e Iserbyt ficaram presos na queda. Vanthourenhout foi o único que escapou e perseguia Pidcock. Van Kessel e Iserbyt vinham mais atrás. Hermans teve de pôr a corrente de volta ao sítio e perdeu muitas posições. Van Kessel teve um problema na corrente que não conseguiu resolver e acabou por abandonar a prova.
No início da quinta volta, Pidcock tinha uma vantagem de 15s sobre Vanthourenhout. Van der Haar e Iserbyt estavam a 15s do britânico. Na zona técnica, Van der Haar e Iserbyt alcançaran Vanthourenhout. No início da sexta volta, Pidcock tinha uma vantagem de 14s sobre os três perseguidores. Hermans e Aerts estavam a fazer uma excelente recuperação e estavam no grupo que estava a lutar pela quinta posição.

No final da sexta volta Iserbyt aumentou o ritmo no grupo perseguidor. Hermans atacou e largou o enorme grupo que estava a lutar pela quinta posição, mas o belga não ficou muito tempo sozinho e recebeu a companhia de Aerts e Tom Meeusen (Group Hens – Maes Containers). No início da sétima volta, Pidcock tinha uma vantagem de 20s sobre os três perseguidores. Numa subida, Vanthourenhout acelerou e fez com que Van der Haar cedesse. No final da sétima volta, Iserbyt aumentou o ritmo e reduzia a vantagem de Pidcock. Vanthourenhout cometeu um erro na zona técnica e caiu, sendo alcançado por Van der Haar.
No início da oitava volta, Iserbyt estava a apenas a 6s de Pidcock, com a junção a acontecer e o belga a decidir aumentar logo o ritmo. Os dois da frente começaram a marcar-se um pouco e foram alcançados por Van der Haar e Vanthourenhout. No início da última volta, Aerts estava a apenas 8s dos quatro da frente. Iserbyt acelerou na primeira subida e largou os seus adversários, conseguindo uma vantagem de 5s. Pidcock depois reagiu e largou Van der Haar e Vanthourenhout, mas os dois estavam muito perto.
Pidcock aproximava-se de Iserbyt, mas não foi suficiente e o belga venceu a última prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse. Pidcock não teve capacidade para sprintar no final e foi passado ainda por Van der Haar nos últimos metros, ficando apenas com o terceiro lugar. Mees Hendrikx (Alpecin – Fenix) fez uma excelente recuperação e acabou na sexta posição.
Eli Iserbyt é o grande vencedor da Taça do Mundo de elite de Ciclocrosse. Mees Hendrikx é o grande vencedor da Taça do Mundo de sub-23.
Resultados Masculinos
Prova Feminina
Na corrida feminina, a neerlandesa Marianne Vos mostrou que é a maior favorita a vencer os campeonatos do Mundo de Ciclocrosse ao triunfar na última prova da Taça do Mundo, batendo Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) e Puck Pieterse (Alpecin – Fenix) após um ataque avassalador na última volta.
A prova começou a todo gás com Blanka Vas (Team SD Worx), Vos e Silvia Persico (Valcar – Travel & Service) a terem o melhor arranque e a conseguirem uma vantagem de 5s sobre o pelotão. Na segunda volta, as três da frente receberam a companhia de Brand, Fem Van Empel (Pauwels Sauzen – Bingoal), Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal), Pieterse, Ceylin Alvarado (Alpecin – Fenix), Eva Lechner (Valcar – Travel & Service) e Shirin Van Anrooij (Baloise Trek Lions).
No início da terceira volta, Pieterse acelerou e foi seguida por Brand e Vos. Van Empel conseguiu conseguiu alcançar as três na zona técnica. Vas, Van Anrooij e Persico pereguiam as três da frente com Betsema um pouco mais atrás. No final da terceira volta, Pieterse voltou a acelerar mas nenhuma das quatro cedeu. Vas acelerou e perseguia as quatro da frente estando apenas a 8s.
Na quarta volta, Vas chegou às quatro da frente. Numa pequena subida Vos atacou e Brand e Pieterse foram as únicas que a seguiram. Vas e Van Empel impuseram o seu ritmo e perseguiam as três da frente. Van Anrooij largou Persico e estava a 12s das duas perseguidoras. No início da quinta volta, Vas e Van Empel chegaram ao grupo da frente. Van Anrooij perseguia as cinco da frente estando a apenas 12s.
No início da sexta volta, as cinco da frente começaram a marcar-se e Van Anrooij estava a apenas 8s. Brand decidiu acelerar e numa pequena subida Vas cedeu, mas estava a 4s das quatro da frente. A meio da sexta volta, Brand voltou a aumentar o ritmo e Vos foi a única que a seguiu. Pieterse impôs o seu ritmo que fez com que Van Empel cedesse e a jovem neerlandesa alcançou Brand e Vos. Van Empel estava a 7s e Vas a 13s.
No início da última volta, Pieterse acelerou e numa pequena subida Brand cedeu, mas estava a apenas 3s das duas da frente. Quando Brand estava a reentrar no grupo da frente, Vos atacou e Pieterse e Brand não tiveram resposta. Vos foi aumentando a sua vantagem e assim venceu a última prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse. Brand bateu Pieterse ao sprint e foi segunda a 10s da campeã neerlandesa. Van Empel aguentou o forte ritmo de Vas e acabou no quarto lugar.
Lucinda Brand é a grande vencedora da Taça do Mundo de elite de Ciclocrosse. Puck Pieterse é a grande vencedora da Taça do Mundo de sub-23.