Luís Mendonça conquista Prova de Abertura!

O ciclista português Luís Mendonça (Efapel) venceu hoje a Prova de Abertura, clássica pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, sendo o mais forte após 173.1km entre Aveiro e Anadia, batendo os compatriotas César Fonte (Kelly – Simoldes – UDO) e Rafael Silva (Antarte – Feirense), com um ataque a 1500m da chegada, que lhe garantiu a vitória! Os adversários só o alcançaram em cima da meta, mas já era tarde para impedir a vitória do ciclista da Efapel.

O ciclismo de estrada está finalmente de regresso em Portugal e isso é de se saudar! A Prova de Abertura foi a segunda corrida do fim de semana, que prometia alguma animação para nos deixar de água na boca para o resto da temporada. A fuga do dia formou-se pouco após o km 10, com Alberto Gallego (Rádio Popular – Boavista) e Pedro Miguel Lopes (Kelly – Simoldes – UDO), que conquistaram uma vantagem que foi superior a 10 minutos, com 80km pela frente!

No pelotão, Efapel, Louletano – Loulé Concelho e Tavfer – Measindot – Mortágua foram as equipas mais ativas na recuperação, e a vantagem começou a cair então rapidamente. A pouco mais de 40km da chegada, Gallego seria o primeiro a cruzar o Alto de Talhadas, na única contagem de montanha do dia, com Pedro a passar logo atrás e a reagrupar com o colega de escapada no início da descida. O pelotão passou no topo já a apenas 2:45.

O trabalho do pelotão prosseguiu até final, com a fuga a acusar o desgaste do trabalho a dois, e a ser alcançada a 13km da meta. Esperava-se então uma batalha entre os principais sprinters do pelotão, apesar da rampa existente nos últimos metros que poderia eliminar alguns dos candidatos. A seleção, porém, acabou por acontecer um pouco antes disso, com a passagem pelo Monte Crasto, já dentro da cidade de Anadia, a selecionar o pelotão e a eliminar os puros sprinters da discussão.

Já dentro do km final, Luís Mendonça apareceu no sítio certo e teve força para finalizar em grande estilo e conquistar assim a primeira vitória da temporada!

Classificações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock