Sjoerd Spanjaard triunfa em Felgueiras e é o primeiro líder do Grande Prémio do Minho!
O neerlandês Sjoerd Spanjaard (WWV Hagens Berman – Jayco) venceu a primeira etapa do Grande Prémio do Minho, uma ligação de 79,2 km entre Braga e Felgueiras, após se isolar a mais de 20 km para a meta. O sul-africano Liam Barnard (C.C. Teis) foi segundo e o português Martim Campos (Blackjack – Bairrada) terceiro, ambos a 1:09.
Numa dura jornada, o forte ritmo e vários ataques fizeram com que o pelotão fosse perdendo elementos. A mais de 20 km da meta, numa das subidas do dia, Sjoerd Spanjaard aproveitou um momento de hesitação no pelotão para atacar e ganhar uma vantagem importante. O neerlandês não quebrou e com a falta de entendimento no pelotão acabou por triunfar assim em Felgueiras. Liam Barnard e Martim Campos saltaram também do pelotão já nos kms finais. O sul-africano bateu o português ao sprint para ser 2º a 1:09. Fran Gramage (Picusa Academy) impôs-se ao sprint no pelotão para ser 4º a 1:21.
Sjoerd Spanjaard é assim o primeiro líder da classificação geral, da montanha, dos pontos e dos sprints intermédios do Grande Prémio do Minho. Fran Gramage é o primeiro líder da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ACM.PT / Tiago Pereira
