Magdeleine Vallieres surpreende tudo e todos e é a nova Campeã do Mundo de fundo!
A canadiana Magdeleine Vallieres venceu a prova de fundo dos Campeonatos do Mundo, uma ligação de 164,5km em Kigali, no Ruanda, após isolar-se a 2,3km da meta no Côte de Kimihurura. A neozelandesa Niamh Fisher-Black foi segunda a 23s e a espanhola Mavi Garcia completou o pódio a 27s. Magdeleine Vallieres aproveitou a marcação das grandes favoritas para surpreender tudo e todos e ser a primeira canadiana a tornar-se Campeã do Mundo de fundo em elites!
Começo da segunda metade da corrida bastante ofensivo
A prova de fundo das elites femininas nos Campeonatos do Mundo em Kigali começou com um ritmo alto. Ao km 20, Carina Schrempf (Seleção da Áustria) atacou e formou a fuga do dia. A austríaca conseguiu uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. Por volta do km 65, ataques começaram a aconteceram no pelotão, mas nenhuma ciclista conseguiu ganhar um espaço importante.
Ao km 79, Blanka Vas (Seleção da Hungria) atacou e tentava fazer a ponte para Carina Schrempf. 5km depois, a húngara foi alcançada. Logo a seguir, Julie van de Velde (Seleção da Bélgica) saltou do pelotão e rapidamente se juntou a Schrempf na frente da corrida. A 72km do fim, Shirin van Anrooij (Seleção dos Países Baixos) fez a ponte para o duo da frente. 6km depois, Schrempf e van de Velde deixaram de ter capacidade para seguir van Anrooij e foram alcançadas.
Forte grupo ganha espaço importante
A 58km do fim, Shirin van Anrooij foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Noemi Ruegg (Seleção da Suíça) e Mireia Benito (Seleção da Espanha) atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. As duas conseguiram uma vantagem de 30s sobre o pelotão.
A 40km do fim, Jasmin Liechti (Seleção da Suíça) e Blanka Vas saltaram do pelotão e tentava fazer a ponte para as duas da frente. 6km depois, Evita Muzic (Seleção da França), Magdeleine Vallieres, Mavi Garcia, Niamh Fisher-Black, Antonia Niedermaier (Seleção da Alemanha), Riejanne Markus (Seleção dos Países Baixos), Barbara Malcotti (Seleção da Itália) e Gina Caluori (Seleção da Suíça) atacaram e rapidamente se juntaram a Vas e Liechti.
A 32km do fim, em nova passagem no Côte de Kimihurura, com 1,3km a 6.1%, Blanka Vas e Jasmin Liechti cederam e foram alcançadas. Anna van der Breggen (Seleção dos Países Baixos) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. Poucos kms depois, Mireia Benito e Noemi Ruegg foram alcançadas pelo grupo perseguidor. As grandes favoritas ficaram a marcar-se no pelotão e o grupo da frente conseguiu uma vantagem de quase 2:00.
Corrida volta a partir e forte trio isola-se, aproveitando a marcação dos grandes nomes
A 22km da meta, em nova passagem no Côte de Kigali, com 0,8km a 8.1%, Niamh Fisher-Black, Magdeleine Vallieres e Mavi Garcia atacaram e conseguiram isolar-se. 6km depois, Antonia Niedermaier e Riejanne Markus reentraram no grupo da frente. Marlen Reusser (Seleção da Suíça) saltou do reduzido pelotão e juntou-se a Barbara Malcotti. A italiana não colaborava com a suíça, que tentava chegar às cinco da frente.
A 12km da meta, Kim Le Court (Seleção da Suíça) atacou e foi seguida por Elise Chabbey (Seleção da Suíça). Poucos metros depois, as duas fizeram a ponte para Marlen Reusser e Barbara Malcotti. Reusser mantinha um forte ritmo e mostrava-se ao serviço de Chabbey. A 6.6km da meta, na última passagem no Côte de Kigali, Niamh Fisher-Black acelerou e foi seguida por Magdeleine Vallieres. Mavi Garcia não foi ao choque e a ritmo chegou à neozelandesa e à canadiana. Chabbey largou Le Court e Reusser e tentava a solo chegar ainda à frente da corrida.
Surpreendente triunfo em Kigali
A cerca de 5km da meta, Pauline Ferrand-Prevot (Seleção da Fraça), Demi Vollering (Seleção dos Países Baixos), Elisa Longo Borghini (Seleção da Itália) e Katarzyna Niewiadoma-Phinney (Seleção da Polónia) chegaram a Marlen Reusser e Kim Le Court. As seis principais favoritas não colaboravam e ficou aqui definido, que não iriam lutar por nenhuma medalha. Algumas ciclistas ainda reentraram neste grupo e mexeram na corrida, mas seguiam todas no constante para e arranca.

A 2,3km da meta, no início da passagem final no Côte de Kimihurura, Magdeleine Vallieres atacou e conseguiu isolar-se. Niamh Fisher-Black largou Mavi Garcia, mas não tava a conseguir fechar o espaço para Vallieres. A canadiana manteve um forte ritmo e fez assim história ao tornar-se Campeã do Mundo de fundo em Kigali! Niamh Fisher-Black confirmou a grande temporada que está a ter ao ser segunda a 23s. A veterana Mavi Garcia conseguiu uma grande medalha de Bronze a 27s.
Elise Chabbey bem tentou chegar ao grupo da frente, mas acabou por ser quarta a 41s. Riejanne Markus ainda foi quinta a 57s e Antonia Niedermaier sexta a 1:17. Demi Vollering impôs-se ao sprint no grupo das favoritas para ser sétima a 1:34.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UCI
