João Matias regressa às vitórias na etapa 1 do GP Anicolor e é o primeiro líder da geral!
O português João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) venceu a primeira etapa do GP Anicolor, uma ligação de 168.2km entre Fermentelos e Ílhavo, batendo ao sprint os seus compatriotas Pedro Silva (Anicolor – Tien21) e João Martins (Rádio Popular – Paredes – Boavista). João Matias estreou-se a vencer esta temporada e é assim o primeiro camisola amarela.
Começo com forte ritmo, mas fuga acaba por se formar
A primeira etapa do GP Anicolor começou com um ritmo alto. Ao km 26, na primeira metas autarquias do dia, Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) conquistou a pontuação máxima. 10km depois, António Carvalho (Feirense – Beeceler), Daniel Dias (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Andrey André (GI Group Holding – Simoldes – UDO) atacaram e formaram a fuga do dia. Ao km 48, Daniel Dias conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. 6km depois, Emanuel Duarte (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) fez a ponte para o trio da frente.
Ao km 76, no primeiro ponto quente do dia, António Carvalho foi o mais forte. A fuga conseguiu uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. 18km depois, na segunda metas autarquias do dia, Andrey André somou a pontuação máxima. A 67km do fim, na primeira contagem do dia, Emanuel Duarte foi o primeiro a passar no alto. 3km depois, o português da Credibom – LA Alumínios – Marcos Car foi novamente o mais forte na segunda contagem do dia. A Anicolor – Tien21 comandava o pelotão e dava à fuga uma vantagem de 1:30.
João Matias impõe-se ao sprint em Ílhavo
A 49km do fim, no último sprint intermédio do dia, Daniel Dias somou a pontuação máxima. 20km depois, na última contagem do dia, Emanuel Duarte foi o primeiro a passar no alto. O ritmo do pelotão aumentou e a vantagem da fuga começava a cair. A 21km da meta, no último ponto quente do dia, António Carvalho conquistou a pontuação máxima. 5km depois, os quatro da frente foram alcançados pelo pelotão.
Nos kms finais, o ritmo da corrida seguiu alto e os ciclistas preparavam-se para uma chegada ao sprint. Já no km final, a Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua comandava o pelotão e tinha João Matias na posição certa para o sprint. O português lançou o sprint final e conseguiu assim ser mais forte que Pedro Silva e João Martins para vencer a etapa 1 do GP Anicolor.
João Matias é assim o primeiro líder da classificação geral e dos pontos do GP Anicolor. Emanuel Duarte é o primeiro líder da montanha, João Martins da juventude e Daniel Dias dos sprints intermédios.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Inês Calvo Fotografia
