Jonas Vingegaard garante camisola vermelha da La Vuelta com vitória na Bola del Mundo!

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) venceu a vigésima etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 165.6km entre Robledo de Chavela e a Bola del Mundo, após isolar-se a 1.2km da meta! O americano Sepp Kuss foi segundo a 11s e completou assim a dobradinha da Team Visma | Lease a Bike. O australiano Jai Hindley (Red Bull – Bora – hansgrohe) fechou o pódio a 13s. Vingegaard fez assim o hat-trick e reforçou a sua liderança da classificação geral.

Grande fuga consegue formar-se

A vigésima etapa da La Vuelta começou com diversas tentativas de ataque com Giulio Ciccone, Carlos Verona, Mads Pedersen e Julien Bernard (Lidl – Trek), Orluis Aular e Carlos Canal (Movistar Team), Mauri Vansevenant e Mikel Landa (Soudal Quick-Step), Egan Bernal, Brandon Rivera e Bob Jungels (Ineos Grenadiers), Edward Planckaert (Alpecin – Deceuninck), Jardi van der Lee e Sean Quinn (EF Education – EasyPost), Jordan Labrosse e Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Roman Ermakov, Jack Haig, Antonio Tiberi e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), Nickolas Zukowsky e David de la Cruz (Q36.5 Pro Cycling Team), Martin Lopez, Lorenzo Fortunato e Fausto Masnada (XDS Astana Team), Stefan Kung e Rudy Molard (Groupama – FDJ), Joel Nicolau (Caja Rural – Seguros RGA), Edward Dunbar e Kelland O’Brien (Team Jayco-AlUla), Alessandro Verre e Louis Rouland (Arkea-B&B Hotels), Jesus Herrada (Cofidis), Mario Aparicio e Sergio Chumil (Burgos Burpellet BH) e Jan Hirt (Israel – Premier Tech) a formarem a fuga do dia.

Ao km 13, na primeira contagem do dia, Jack Haig foi o primeiro a passar no topo. 13km depois, Joel Nicolau foi o mais forte na segunda contagem do dia. A UAE Team Emirates – XRG assumiu o comando do pelotão e dava à fuga uma vantagem de cerca de 1:30. Ao km 59, na terceira contagem do dia, Joel Nicolau foi o primeiro a passar no topo. Clement Braz Afonso (Groupama – FDJ) conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente.

Corrida começa a partir

A cerca de 57km do fim, os ciclistas entraram no Puerto de Navacerrada, com 6.9km a 7.5%. O ritmo da corrida aumentou e a fuga acabou por partir. Jardi van der Lee conseguiu ser o primeiro a passar no topo da quarta contagem do dia. A UAE Team Emirates – XRG continuava no comando do pelotão e dava à fuga uma vantagem de 1:10. Poucos kms depois, na descida, a fuga voltou a partir e van der Lee, Giulio Ciccone, Bruno Armirail, Mikel Landa e Egan Bernal conseguiram isolar-se.

A 17km do fim, Mikel Landa atacou e conseguiu isolar-se. 4km depois, os ciclistas entraram na subida final, Bola del Mundo, com 12.4km a 8.6%. A 11km da meta, Giulio Ciccone fez a ponte para Landa. Poucos metros depois, o italiano acelerou e conseguiu isolar-se. A 9km da meta, Landa juntou-se novamente a Ciccone na frente da corrida. 2km depois, Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG) aumentou o ritmo e o pelotão começou a partir. Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão e o italiano ia ter um dia difícil pela frente.

Jonas Vingegaard imperial na Bola del Mundo

A 6km da meta, Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) e Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) perderam também o contacto com o pelotão. 3km depois, Mikel Landa e Giulio Ciccone foram alcançados na fase mais dura da subida. Logo a seguir, Jay Vine abriu para o lado e João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) impunha agora o seu ritmo. O português foi seguido por Jonas Vingegaard, Sepp Kuss, Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) e Jai Hindley.

A 2.3km da meta, Jai Hindley acelerou e foi seguido por Jonas Vingegaard. João Almeida, Tom Pidcock e Sepp Kuss passaram dificuldades, mas conseguiu chegar aos dois. 1.1km depois, Vingegaard atacou e ninguém teve capacidade para o seguir. O dinamarquês manteve assim o seu ritmo e fez o hat-trick na etapa 20 da La Vuelta. Kuss conseguiu ainda ser segundo a 11s para completar o grande dia da Team Visma | Lease a Bike.

João Almeida vai terminar no pódio de uma grande volta pela segunda vez na carreira (Foto: SprintCyclingAgency)
João Almeida vai terminar no pódio de uma grande volta pela segunda vez na carreira (Foto: SprintCyclingAgency)

Jai Hindley conseguiu ser terceiro a 13s. Tom Pidcock sofreu, mas conseguiu ser quarto a 18s para segurar-se no pódio da geral. João Almeida quebrou na fase final e foi 5º a 22s. Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) fez uma grande subida. O americano foi 6º a 24s e conseguiu ganhar o tempo necessário a Giulio Pellizzari.

Jonas Vingegaard segue líder da classificação geral da La Vuelta com 1:16 sobre João Almeida e 3:11 sobre Tom Pidcock. Jay Vine segue líder da montanha e Mads Pedersen dos pontos. Matthew Riccitello é o novo líder da juventude.

Jonas Vingegaard segue o camisola vermelha da La Vuelta (Foto: SprintCyclingAgency)
Jonas Vingegaard segue o camisola vermelha da La Vuelta (Foto: SprintCyclingAgency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock