Isaac Del Toro segue imparável e conquista Coppa Sabatini!
O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) venceu a Coppa Sabatini, uma clássica de 198.5km com partida e chegada em Peccioli, após isolar-se a 400 metros da meta. O francês Benjamin Thomas (Cofidis) foi segundo a 5s e o britânico Ben Granger (Mg.K vis Costruzioni Ambiente) terceiro a 8s. Del Toro confirmou a sua grande forma e conquistou a sua terceira clássica consecutiva.
Fuga facilmente se forma
A Coppa Sabatini começou com Samuele Zoccarato (Team Polti VisitMalta), Edgar Cadena (Petrolike) e Valentin Retailleau (Team TotalEnergies) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 30, Simon Dalby (Uno-X Mobility), Jon Agirre (Euskaltel – Euskadi), Alexandre Balmer (Team Solution Tech – Vini Fantini), Edoardo Cippolini e Luca Cretti (MBH Bank Ballan CSB) e Ben Granger e Nicollo Pizzi (Mg.K vis Costruzioni Ambiente) juntaram-se ao trio da frente. A fuga conseguiu uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão.
A 96km do fim, Niccolo Pizzi deixou de ter capacidade para seguir o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. Alguns kms depois, Jon Agirre acabou por ceder e foi também alcançado. O ritmo da corrida começava a aumentar, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.
Fortes nomes começam a mexer na corrida
A cerca de 30km do fim, ataques aconteceram no pelotão e um grupo composto por Isaac Del Toro e Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG), Benjamin Thomas, Christian Scaroni (XDS Astana Team), Alexandre Delettre (Team TotalEnergies), Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Marc Hirschi (Tudor Pro Cycling Team), Pau Miquel (Equipo Kern Pharma), Davide Piganzoli (Team Polti VisitMalta), Francesco Busatto (Intermarché – Wanty) e Natnael Tesfatsion (Movistar Team) formou-se em posição intermédia. 11km depois, Edgar Cadena atacou e foi seguido por Alexandre Balmer.
A 18km da meta, o grupo de Isaac Del Toro e Richard Carapaz fez a ponte para o grupo perseguidor. 6km depois, Edgar Cadena e Alexandre Balmer foram alcançados pelos perseguidores. A 12km da meta, Jan Christen tentou isolar-se, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Del Toro e Carapaz também mexeram na corrida, mas nenhum dos dois ganhou um espaço importante.
Super Isaac Del Toro em Peccioli
A 7km da meta, numa zona plana, Benjamin Thomas atacou e foi seguido por Isaac Del Toro e Ben Granger. No grupo perseguidor começaram a marcar-se e os três ganharam assim um espaço importante. Poucos kms depois, a vantagem dos três da frente já era superior a 20s.
A 1.2km da meta, os ciclistas entraram no muro final em Peccioli, que tem uma pendente média de 4.2%. 800 metros depois, Isaac Del Toro atacou e ninguém teve capacidade para seguir o mexicano que venceu assim a Coppa Sabatini. Benjamin Thomas ainda tentou seguir Del Toro, mas não teve pernas e foi assim segundo a 5s. Ben Granger foi a grande surpresa do dia para ser terceiro a 8s. Christian Scaroni saltou do grupo perseguidor para ser quarto a 28s.
Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 15º a 51s.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Massimo Fulgenzi/Cor Vos
