Olav Kooij faz o hat-trick na etapa final do Tour of Britain! Romain Grégoire conquista geral!
O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a última etapa do Tour of Britain, uma ligação de 112.1km entre Newport e Cardiff, batendo ao sprint os britânicos Sam Watson (Ineos Grenadiers) e Fred Wright (Bahrain Victorious). Romain Grégoire (Groupama – FDJ) chegou no pelotão e garantiu a vitória na classificação geral.
Fuga consegue formar-se
A última etapa do Tour of Britain começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 20, Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale) e Fred Wright atacaram e formaram a fuga do dia. 4km depois, Julius Johansen (UAE Team Emirates – XRG) e Mats Wenzel (Equipo Kern Pharma) juntaram-se ao francês e ao britânico na frente da corrida. Ao km 54, na primeira contagem do dia, Wenzel foi o primeiro a passar no topo. O quarteto da frente tinha uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão.
A cerca de 50km do fim, Mats Wenzel e Julius Johansen sofreram um furo, mas ambos conseguiram reentrar no pelotão. 20km depois, o quarteto da frente ainda tinha uma vantagem de 1:30, mas o pelotão começava a aumentar o ritmo.
Fuga tenta resistir ao forte ritmo e aos ataques no pelotão
A 12km da meta, Bastien Tronchon conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. Logo a seguir, os ciclistas entraram na principal subida do dia, a Caerphilly Mountain, com 1.3km a 9.6%. A 10km da meta, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) aumentou o ritmo do pelotão, mas Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) rapidamente atacou e acabou por partir o grupo. Poucos metros depois, Oscar Onley (Team Picnic PostNL) acelerou e um grupo de cerca de 15 ciclistas com os principais candidatos à geral ficou em posição intermédia. Mats Wenzel perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado pelo grupo dos favoritos.
A 7km da meta, os ataques continuaram no grupo dos favoritos, mas ninguém conseguiu isolar-se. 3km depois, os favoritos foram alcançados por um reduzido pelotão. A Team Visma | Lease a Bike e a Ineos Grenadiers assumiram o comando e tentava fechar o espaço para o trio da frente.
Hat-trick para Olav Kooij e Romain Grégoire garante a geral
No km final, o trio da frente começou a marcar-se e o pelotão estava cada vez mais próximo. Quando estava a lançar o sprint, os três da frente foram alcançados. Olav Kooij vinha embalado de trás e facilmente passou os homens da fuga para fazer o hat-trick na etapa final do Tour of Britain. Sam Watson ainda passou Fred Wright, mesmo em cima do risco de meta, para ser segundo.
António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) foi o melhor português na etapa em 9º. Afonso Eulálio foi 22º e terminou em 6º, na geral, a 12s.

O dia ficou também marcado pela retirada de Geraint Thomas (Ineos Grenadiers). Do grande palmarés do britânico, destacam-se os três pódios no Tour de France, com destaque para a vitória no Tour de 2018. Para além disto, destaca-se também os dois pódios no Giro d’Italia e as vitórias na E3 Saxo Classic em 2015, no Paris-Nice em 2016, no Tour de Romandie em 2021 e no Tour de Suisse em 2022.
Romain Grégoire é assim o grande vencedor do Tour of Britain, batendo Remco Evenepoel por 2s e Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team) por 4s. O francês da Groupama – FDJ também venceu a juventude. Olav Kooij venceu a classificação por pontos e Victor Vercouillie (Team Flanders – Baloise) a montanha. A Bahrain Victorious foi a melhor equipa.


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images
