Roger Adrià conquista etapa 1 da Vuelta a Burgos! Afonso Eulálio foi 3º!
O espanhol Roger Adrià (Red Bull – Bora – hansgrohe) venceu a primeira etapa da Vuelta a Burgos, uma ligação de 205km entre Olmillos e de Sasamón e Burgos, batendo ao sprint o francês Jordan Labrosse (Decathlon AG2R La Mondiale). O português Afonso Eulálio (Bahrain Victorios) completou o pódio a 4s. Adrià estreou-se a vencer esta temporada e é assim o primeiro camisola roxa.
Aventura da fuga do dia
A primeira etapa da Vuelta a Burgos começou com diversas tentativas de ataque com Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi), Carlos Garcia Pierna (Burgos Burpellet BH), Javier Ibañez (Caja Rural – Seguros RGA) e Joan Gamundi e Asier Gonzalez (Caja Rural – Seguros RGA) a formarem a fuga do dia. Ao km 38, na primeira contagem do dia, Ibañez foi o primeiro a passar no topo. Os seis da frente conseguiram uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão.
A 87km do fim, Carlos Garcia Pierna atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 12km depois, o espanhol foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. Logo a seguir, Dries De Bondt conseguiu fazer a ponte para Garcia Pierna. Os ciclistas que ficaram em posição intermédia foram alcançados pelo pelotão.
A 45km do fim, Carlos Garcia Pierna somou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. Javier Romo (Movistar Team) ainda conquistou 1s de bonificação. 28km depois, na última contagem do dia, Garcia Pierna foi o primeiro a passar no alto. A 15km da meta, o duo da frente foi alcançado. Poucos kms depois, vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso.
Roger Adriá é o mais forte no Alto del Castillo
A 7km da meta, Samuel Fernandez (Caja Rural – Seguros RGA) atacou e conseguiu uma vantagem de cerca de 25s. 6km depois, os ciclistas entraram no muro final, o Alto del Castillo, que tem uma pendente média de 6.1%. A cerca de 600 metros da meta, Fernandez foi alcançado pelo pelotão, que estava completamente esticado devido ao forte ritmo. Poucos metros depois, Roger Adriá atacou com Jordan Labrosse na sua roda e os dois ganharam um pequeno espaço. O francês contra atacou de imediato, mas não conseguiu largar o espanhol.

A cerca de 250 metros da meta, Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) cometeu um erro numa curva ao tentar fechar o espaço e sofreu uma queda. Giulio Ciccone (Lidl – Trek) estava na sua roda e foi também ao chão. Nos últimos metros, Roger Adriá foi mais forte ao sprint que Jordan Labrosse para regressar às vitórias na etapa 1 da Vuelta a Burgos. Del Toro ainda remontou na bicicleta e chegou no grupo a 11s. Ciccone foi de ombro ao chão. O italiano demorou a voltar à bicicleta e acabou por perder 1:27.
Afonso Eulálio mostrou-se muito bem na subida final e conseguiu ser mais forte que Léo Bisiaux (Decathlon AG2R La Mondiale) e Damiano Caruso (Bahrain Victorious) para ser terceiro a 4s. Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi 70º a 48s e Rui Costa (EF Education – EasyPost) 102º a 8:11.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images