Simon Yates é o grande vencedor do 108º Giro d’Italia! Olav Kooij faz o “bis” em Roma!
O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a última etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 143km com partida e chegada em Roma, batendo ao sprint o australiano Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) e o italiano Matteo Moschetti (Q36.5 Pro Cycling Team). O britânico Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike) chegou seguro no pelotão e garantiu a Maglia Rosa do 108º Giro d’Italia.

Início tranquilo com muitos festejos
A etapa final do Giro d’Italia começou com um ritmo tranquilo. Os ciclistas e as equipas festejavam os seus feitos e conquistas nesta edição da grande volta italiana. A Team Visma | Lease a Bike era das equipas que se mais mostrou na fase inicial da etapa para festejarem a fantástica vitória de Simon Yates, que conquistou a sua segunda grande volta.

Aventura da fuga do dia
Ao km 35, no primeiro sprint intermédio do dia, Alessandro Tonelli (Team Polti VisitMalta) somou a pontuação máxima. A cerca de 70km do fim, Alessandro Verre (Arkea-B&B Hotels), Enzo Paleni (Groupama – FDJ), Josef Cerny (Soudal Quick-Step), Michael Hepburn (Team Jayco-AlUla), Andrea Pietrobon (Team Polti VisitMalta) e Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacaram e formaram a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 30s sobre o pelotão.
A 48km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Josef Cerny somou a pontuação máxima. 23km depois, no km red bull, o checo conquistou também a pontuação máxima. Andrea Pietrobon perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. A 18km da meta, Martin Marcellusi e Michael Hepburn cederam e foram também alcançados. 6km depois, Enzo Paleni atacou e foi seguido por Cerny. A 8km da meta, Cerny conseguiu isolar-se na frente da corrida. 3km depois, o checo acabou por ser alcançado.
Super dia para a Team Visma | Lease a Bike em Roma
Nos últimos kms, o ritmo era elevado com várias equipas a lutar pela frente do pelotão. No km final, Edoardo Affini (Team Visma | Lease a Bike) assumiu o comando com Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e Olav Kooij. O italiano acabou por abrir para o lado e o belga começou a lançar o sprint do neerlandês. Kooij lançou o sprint final e não deu hipótese para conquistar assim a sua segunda vitória nesta edição do Giro d’Italia. Kaden Groves foi mais forte que Matteo Moschetti e Mads Pedersen (Lidl – Trek) para ser segundo.
Simon Yates é assim o grande vencedor do 108º Giro d’Italia, batendo Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) por 3:56 e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) por 4:43. Mads Pedersen venceu a classificação por pontos e Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) a montanha. Isaac Del Toro foi o melhor jovem e a UAE Team Emirates – XRG a melhor equipa.





Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Giro d’Italia