Isaac Del Toro vence etapa 17 do Giro d’Italia! Afonso Eulálio foi 10º, após um grande dia em fuga!

O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) venceu a décima sétima etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 155km entre San Michele All’Adige e Bormio, após surpreender com um ataque a 1.5km da meta. O francês Romain Bardet (Team Picnic PostNL) foi segundo e o equatoriano Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) terceiro, ambos a 4s. Del Toro estreou-se assim a vencer em grandes voltas e reforçou a sua liderança da geral.

Grande fuga consegue formar-se

A décima sétima etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 15, Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) deixou de ter capacidade para seguir o forte ritmo do pelotão. 8km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Mads Pedersen (Lidl – Trek) conquistou a pontuação máxima.

Por volta do km 35, Bart Lemmen, Steven Kruijswijk, Wilco Kelderman e Dylan van Baarle (Team Visma | Lease a Bike), Marco Brenner, Florian Stork e Rick Pluimers (Tudor Pro Cycling Team), Dries De Bondt, Stan Dewulf e Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale), Daniel Martinez, Nico Denz e Jan Tratnik (Red Bull – Bora – hansgrohe), Diego Ulissi, Lorenzo Fortunato e Max Kanter (XDS Astana Team), Chris Harper, Paul Double e Filippo Zana (Team Jayco-AlUla), Kaden Groves e Fabio van den Bossche (Alpecin – Deceuninck), Afonso Eulálio e Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Mathias Vacek e Pello Bilbao (Lidl – Trek), Francesco Busatto e Louis Meintjes (Intermarché – Wanty), Laurens Huys (Arkea-B&B Hotels), Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost), Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Hugo Houle (Israel – Premier Tech), Lorenzo Milesi (Movistar Team), Romain Bardet, Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), Stefano Oldani (Cofidis), Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step), Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team), Kevin Geniets (Groupama – FDJ) e Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG) atacaram e formaram a fuga do dia.

Corrida parte completamente no Passo del Mortirolo com Afonso Eulálio em destaque

Ao km 54.4, a fuga entrou no Passo del Tonale, com 15.2km a 6%, com uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. O ritmo seguiu elevado e a fuga do dia começou a perder elementos. Pello Bilbao foi uma das vítimas do forte ritmo na frente da corrida. Lorenzo Fortunato acabou por ser o primeiro a passar no topo da subida. A 65km do fim, Diego Ulissi somou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. 4.6km depois, os ciclistas entraram no Passo del Mortirolo, com 12.6km a 7.6%.

A 56km do fim, Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) perdeu o contacto com o pelotão. Poucos kms depois, ataques começaram a acontecer no grupo da frente, que ficava cada vez mais pequeno. A 49km do fim, Romain Bardet atacou e foi seguido por Afonso Eulálio. Logo a seguir, Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hasngrohe) acelerou e partiu o pelotão. Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike), Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e Isaac Del Toro passaram dificuldades, mas a ritmo conseguiram reentrar no pelotão. Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) também já não estava no pelotão.

A 48km do fim, Afonso Eulálio atacou e Romain Bardet não teve capacidade para o seguir. O português acabou por ser o primeiro a passar no topo do Passo del Mortirolo. No pelotão, Richard Carapaz atacou e ninguém teve capacidade para o seguir. Na descida do Mortirolo, Eulálio recebeu a companhia de Mattia Cattaneo e Bardet. A 33km do fim, Bardet e Stork chegaram ao trio da frente. 5km depois, o grupo de Carapaz foi alcançado pelo reduzido pelotão onde estava o Maglia Rosa. Martinez, Kelderman e Vacek chegaram também ao grupo da frente, que tinha uma vantagem de 1:45 sobre o pelotão.

Bardet isola-se na Le Motte, mas recebe a companhia de Del Toro e Carapaz

A 25km da meta, Mattia Cattaneo somou a pontuação máxima no km red bull. A Q36.5 Pro Cycling Team, a Movistar Team e UAE Team Emirates – XRG mostravam-se ativas na frente do pelotão e começavam a diminuir a vantagem do grupo da frente. 13km depois, os ciclistas entraram na Le Motte, com 3.1km a 8%. A UAE Team Emirates – XRG acelerou e começava a partir o pelotão.

Afonso Eulálio foi uma das figuras da etapa 17 do Giro d'Italia (Foto: Sprint Cycling Agency)
Afonso Eulálio foi uma das figuras da etapa 17 do Giro d’Italia (Foto: Sprint Cycling Agency)

A 11km da meta, Romain Bardet atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 2km depois, Afonso Eulálio foi alcançado. O português ainda assumiu o comando do grupo e conseguiu fechar um ataque de Einer Rubio (Movistar Team). Logo a seguir, Bardet foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Isaac Del Toro saltou do reduzido pelotão e foi apenas seguido por Richard Carapaz. Os dois começaram a colaborar e, a 5.5km da meta, chegaram a Bardet. Os três tinham uma vantagem de 20s sobre Simon Yates, Derek Gee (Israel – Premier Tech), Rubio, Max Poole (Team Picnic PostNL), Damiano Caruso e Eulálio (Bahrain Victorious) e Giulio Pellizzari.

Isaac Del Toro responde com triunfo em Bormio

A 1.5km da meta, a descer, Isaac Del Toro atacou e conseguiu um espaço importante sobre Richard Carapaz e Romain Bardet. O equatoriano e o francês não conseguiu fechar o espaço no técnico km final e o mexicano acabou por se estrear assim a vencer em grandes voltas na etapa 17 do Giro d’Italia. Bardet bateu ao sprint Carapaz para ser segundo a 4s. Simon Yates saltou do grupo perseguidor nos kms finais para ser quarto a 15s. Giulio Pellizzari, Derek Gee, Damiano Caruso, Einer Rubio e Max Poole chegaram a 16s.

Afonso Eulálio no pódio final da etapa 17 do Giro d'Italia (Foto: Sprint Cycling Agency)
Afonso Eulálio no pódio final da etapa 17 do Giro d’Italia (Foto: Sprint Cycling Agency)

Afonso Eulálio fez uma fantástica etapa em fuga e deu uma grande ajuda no final a Damiano Caruso. O português ainda foi 10º a 56s e foi ao pódio receber o prémio Montagna Pantani por ter sido o primeiro no topo do Passo del Mortirolo.

Isaac Del Toro reforçou assim a sua liderança da classificação geral e tem agora 41s sobre Richard Carapaz e 51s sobre Simon Yates. O mexicano também segue líder da juventude. Mads Pedersen segue líder dos pontos e Lorenzo Fortunato da montanha.

Isaac Del Toro segue o Maglia Rosa do Giro d'Italia (Foto: Giro d'Italia)
Isaac Del Toro segue o Maglia Rosa do Giro d’Italia (Foto: Giro d’Italia)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock