Kaden Groves conquista caótica etapa 6 do Giro d’Italia!
O australiano Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) venceu a sexta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 227km entre Potenza e Nápoles, batendo ao sprint o belga Milan Fretin (Cofidis) e o francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step). O dia ficou marcado pela neutralização da etapa, após uma grande queda no pelotão. Mads Pedersen (Lidl – Trek) ficou envolvido, mas segue líder da classificação geral.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A sexta etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 5, Michel Ries (Arkea-B&B Hotels), Ben Turner (Ineos Grenadiers), Josef Cerny (Soudal Quick-Step), Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla), Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacaram e conseguiram isolar-se. Alguns kms depois, Lorenzo Germani (Groupama – FDJ) fez a ponte para o grupo da frente.
Por volta do km 25, Joshua Tarling e Lucas Hamilton (Ineos Grenadiers), Mathias Vacek (Lidl – Trek), Jan Tratnik (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Davide Formolo (Movistar Team) chegaram também ao grupo da frente. Poucos kms depois, a Team Visma | Lease a Bike fez com que o grupo da frente fosse alcançado. Taco van der Hoorn (Intermarché – Wanty) e Enzo Paleni (Groupama – FDJ) acabaram por mexer na corrida e formaram assim a fuga do dia.
Ao km 42, Enzo Paleni conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Lorenzo Fortunato saltou do pelotão e tentava chegar ao duo da frente. 9km depois, o italiano fez a ponte para o grupo da frente. Ao km 56, Fortunato foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Logo a seguir, o ciclista da XDS Astana Team decidiu tirar pé e esperou pelo pelotão. Ao km 88, Paleni conquistou foi novamente o mais forte no segundo sprint intermédio do dia. O duo da frente tinha uma vantagem de cerca de 2:30 sobre o pelotão.
Grande queda provoca neutralização da etapa
A 82km do fim, na segunda contagem do dia, Enzo Paleni foi o primeiro a passar no topo. O pelotão aumentou o ritmo e a vantagem do grupo da frente era de apenas 50s. 9km depois, uma grande queda aconteceu no pelotão e a organização foi obrigada a neutralizar a corrida. Mads Pedersen, Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Adam Yates e Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG), Daniel Martinez e Jai Hindley (Red Bull – Bora – hansgrohe), Derek Gee (Israel – Premier Tech), Afonso Eulálio (Bahrain Victorious), Paul Magnier e Lorenzo Fortunato foram alguns dos envolvidos. Hindley foi um dos ciclistas mais combalidos e foi obrigado a abandonar.
A corrida acabou por ser retomada a 60km do fim. Os tempos para a geral foram retirados no momento da queda e assim só lutava pela etapa que tinha intenções para tal para que a estrada escorregadia não provocasse ainda mais quedas. Enzo Paleni e Taco van der Hoorn seguiam isolados com uma vantagem de 50s.
Kaden Groves impõe-se ao sprint em Nápoles
Taco van der Hoorn e Enzo Paleni estavam a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão e acabaram por ser alcançados a apenas 3km da meta. 2km depois, Jensen Plowright (Alpecin – Deceuninck) conseguiu um pequeno espaço sobre o pelotão. Poucos metros depois, Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) acelerou. Ninguém seguiu a roda do belga que passou direto por Plowright.
A 200 metros da meta, Wout van Aert acabou por ser alcançado. Nos últimos metros, Kaden Groves foi o mais forte ao sprint para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada na etapa 6 do Giro d’Italia. Milan Fretin foi mais forte que Paul Magnier e Max Kanter (XDS Astana Team) para ser segundo. Matteo Moschetti (Q36.5 Pro Cycling Team) foi relegado, após ter fechado contra às barreiras Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) no sprint final.
Afonso Eulálio conseguiu terminar a etapa e foi 169º.
Mads Pedersen manteve assim a liderança da classificação geral e dos pontos do Giro d’Italia. Lorenzo Fortunato segue líder da montanha e Mathias Vacek da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Giro d’Italia
