Francisco Cardoso vence em Mafra e é o primeiro líder da Taça de Portugal de Cadetes!
O português Francisco Cardoso (Academia Efapel de Ciclismo) venceu, no último sábado, a primeira prova da Taça de Portugal de Cadetes, uma ligação de 59.2km com partida e chegada em Mafra, batendo ao sprint o seu compatriota Simão Pedrosa (Tensai – Sambiental – Santa Maria). O português Bruno Nogueira (Cantanhede Cycling – VESAM) fechou o pódio a 20s. Francisco Cardoso confirmou mais uma vez o seu bom momento de forma e é assim o primeiro líder da geral.
Corrida de alta intensidade com forte grupo a entrar isolado nos kms finais
A primeira prova da Taça de Portugal de Cadetes começou com um ritmo alto e alguns ciclistas começaram a passar dificuldades no pelotão. Ao km 12, Raul Faria (Academia Efapel de Ciclismo) atacou e conseguiu um pequeno espaço. Poucos kms depois, o português enganou-se no percurso e acabou assim por ser alcançado. Logo a seguir, Carlos Silva (Academia Efapel de Ciclismo), Tomás Costa (Caldas EcoSprint – E.Leclerc), Miguel Coelho (Alenquer – G.D.M. – Anipura) e Bruno Nogueira atacaram e conseguiram uma vantagem de 1:05.
A cerca de 28km do fim, Miguel Coelho e Tomás Costa deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foram alcançados. A 10km da meta, os dois da frente estavam a conseguir resistir na frente da corrida e eram perseguidor por um grupo de nove ciclistas. 4km depois, Francisco Cardoso, Simão Pedrosa, Vasco Silva (Silva & Vinha – ADRAP – Sentir Penafiel) e Duarte Costa (Alenquer – G.D.M. – Anipura) fizeram a ponte para o grupo da frente.
Francisco Cardoso entra com o pé direito na Taça de Portugal de Cadetes
A cerca de 2km da meta, Francisco Cardoso e Simão Pedrosa atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. Os dois foram aumentando a vantagem que tinham sobre o grupo perseguidor e acabaram por disputar a 1ª Taça de Portugal de Cadetes ao sprint. Francisco Cardoso conseguiu levar a melhor sobre Simão Pedrosa para triunfar assim em Mafra. Bruno Nogueira foi mais forte ao sprint que Vasco Silva e Duarte Costa para completar o pódio a 20s. Carlos Silva quebrou na fase final e foi assim 6º a 41s.
Francisco Cardoso é assim o primeiro líder da Taça de Portugal com 75pts. O português da Academia Efapel de Ciclismo conseguiu uma vantagem de 10pts sobre Simão Pedrosa e de 15pts sobre Bruno Nogueira.

Fotos: UVP/FPC