Elisa Longo Borghini conquista Brabantse Pijl pelo segundo ano consecutivo!
A campeã italiana Elisa Longo Borghini (UAE Team ADQ) venceu a Brabantse Pijl, uma clássica de 125.5km entre Sint-Kwintens-Lennik e Overijse, após isolar-se a 10km da meta. As neerlandesas Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) e Femke Gerritse (Team SD Worx-Protime) foram 2ª e 3ª, respetivamente, ambas a 3s. Longo Borghini fez história ao tornar-se na primeira ciclista a vencer esta clássicas belga por duas vezes.
Echelons marcam a corrida e forte grupo consegue isolar-se
A Brabantse Pijl feminina começou com um ritmo alto. Ao km 30, Anna van der Breggen (Team SD Worx-Protime) ficou envolvida numa queda, mas a neerlandesa conseguiu reentrar no pelotão. 15km depois, os primeiros ataques aconteceram no pelotão. Um grupo de quinze ciclistas conseguiu um ligeiro espaço, mas acabou por ser rapidamente alcançado.
A 60km do fim, novos ataques aconteceram no pelotão, mas nenhuma ciclista ganhou um espaço importante. 5km depois, echelons aconteceram no pelotão com as principais favoritas a ficarem no primeiro grupo. A 48km do fim, Niamh Fisher-Black (Lidl – Trek) atacou e foi seguida por Brodie Chapman (UAE Team ADQ) e Steffi Haberlin (Team SD Worx-Protime). 3km depois, Eva van Agt (Team Visma | Lease a Bike), Jade Wiel (FDJ-Suez), Monica Colonel (Liv AlUla Jayco) e Anne Knijnenburg (VolkerWessels Pro Cycling Team) fizeram a ponte para as três da frente.
Favoritas começam a mexer na corrida
A 40km do fim, as sete da frente tinham uma vantagem de 30s sobre o pelotão. Poucos kms depois, Josie Nelson (Team Picnic PostNL) tentou fazer a ponte para o grupo da frente, mas não teve sucesso. A 28km do fim, Elisa Longo Borghini acelerou e partiu o pelotão. 2km depois, a campeã italiana atacou novamente e a solo fez a ponte para o grupo da frente. Brodie Chapman mostrou-se de imediato ao serviço de Longo Borghini. Anna van der Breggen mostrava-se ao serviço de Mischa Bredewold e Femke Gerritse e tentava fechar o espaço para as oito da frente.
A 21km da meta, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. 2km depois, Riejanne Markus (Lidl – Trek) atacou e conseguiu um ligeiro espaço. A 16km da meta, a neerlandesa acabou por ser alcançado. Logo a seguir, Kristen Faulkner (EF Education – EasyPost) tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso.
Grande solo de Elisa Longo Borghini
A 10km da meta, no início do Moskesstraat, Magdelaine Valliers (EF Education – Oatly) acelerou e partiu o pelotão. Logo a seguir, Elisa Longo Borghini atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A Team SD Worx-Protime, a Lidl – Trek e a Liv AlUla Jayco juntaram-se na perseguição à campeã italiana que conseguiu uma vantagem de cerca de 30s.
A 2km da meta, Anna van der Breggen abriu para o lado, depois de ter feito um grande trabalho na frente do pelotão. Cerca de 1km depois, Mischa Bredewold aumentou o ritmo do pelotão com Femke Gerritse na sua roda e tentavam ainda fechar o espaço para Longo Borghini. A italiana manteve o seu ritmo e acabou por se tornar assim a primeira ciclista a vencer por duas vezes a Brabantse Pijl! Marianne Vos conseguiu ser mais forte ao sprint que Gerritse para ser segunda a 6s.
Destaca-se mais um excelente corrida da jovem britânica Cat Ferguson (Movistar Team) que foi 9ª a 6s. Audrey De Keersmaeker (Lotto) e Stina Kagevi (Team Coop – Repsol) também surpreenderam e foram 13ª e 15ª, respetivamente, ambas a 6s.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images
