Elisa Balsamo impõe-se ao sprint e conquista Scheldeprijs Vrouwen Elite!
A italiana Elisa Balsamo (Lild – Trek) venceu a 5ª edição Schelderpijs Vrouwen Elite, uma clássica de 130km com partida e chegada em Schoten, batendo ao sprint a neerlandesa Charlotte Kool (Team Picnic PostNL) e a italiana Chiara Consonni (Canyon//SRAM zondacrypto). Balsamo tornou-se na segunda ciclista a vencer a Scheldeprijs, depois de Lorena Wiebes ter vencido as quatro primeiras edições.
Fuga consegue formar-se
A Scheldeprijs Vrouwen Elite começou com Caoimhe O’Brien (Cynisca Cycling) a conseguiram uma pequena vantagem, mas a irlandesa foi rapidamente alcançada. Ao km 16, Allison Mrugal (Cynisca Cycling) e Amelia Tyler (Handsling Alba Development Road Team) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. As duas conseguiram uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão.
A 88km do fim, Stina Kagevi (Team Coop – Repsol) saltou do pelotão, mas a jovem sueca foi rapidamente alcançada. 20km depois, Georgia Baker (Liv AlUla Jayco) ficou envolvida numa queda. A australiana conseguiu remontar na bicicleta e reentrou no pelotão. O ritmo da corrida começou a aumentar, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de cerca de 2:00.
Elisa Balsamo leva a melhor em grande duelo com Charlotte Kool
A 25km do fim, ataques aconteceram no pelotão e um grupo composto por Femke Gerritse e Marie Schreiber (Team SD Worx – Protime), Julie De Wilde (Fenix – Deceuninck), Zoe Backstedt (Canyon//SRAM zondacrypto), Anna Henderson (Lidl – Trek), Sarah Roy (EF Education – Oatly), Alicia Gonzalez (St Michel – Preference Home – Auber93) e Scarlett Souren (VolkerWessels Pro Cycling Team) ficaram em posição intermédia. 4km depois, as oito perseguidores fizeram a ponte para as duas da frente. A Team Picnic PostNL assumiu a perseguição e tentavam fechar o espaço de apenas 20s.
As dez da frente estavam a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão, mas acabaram por ser alcançadas no início do último km. Nos metros finais, Lidl – Trek assumiu o comando. A 150 metros da meta, Elisa Balsamo lançou o seu sprint, mas a italiana já tinha Charlotte Kool ao seu lado. Nos últimos metros, a italiana conseguiu ser mais forte que a neerlandesa para conquistar assim a sua quarta vitória da temporada na Scheldeprijs Vrouwen Elite. Chiara Consonni foi mais forte que Barbara Guarischi (Team SD Worx-Protime) para fechar o pódio.
A portuguesa Maria Martins (Canyon//SRAM zondacrypto) foi 101º a 40s.

Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images
