Neilson Powless bate trio da Team Visma | Lease a Bike e conquista Dwars door Vlaanderen!
O americano Neilson Powless (EF Education – EasyPost) venceu a Dwars door Vlaanderen, uma clássica de 183.5km entre Roeselare e Waregem, batendo ao sprint o belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike). O belga Tiesj Benoot (Team Visma | Lease a Bike) e o americano Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) lançaram o sprint final e foram terceiro e quarto, respetivamente.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A Dwars door Vlaanderen começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 55, Taco van der Hoorn (Intermarché – Wanty), Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team), Joshua Giddings (Lotto), Rasmus Pedersen (Decathlon AG2R La Mondiale) e Petr Keleman (Tudor Pro Cycling Team) atacaram e formaram a fuga do dia. 5km depois, Lewis Askey (Groupama – FDJ), Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates – XRG) e Ceriel Desal (Wagner Bazin WB) saltaram do pelotão e juntaram-se aos cinco da frente, que tinham uma vantagem de 1:00.
Ataque da Team Visma | Lease a Bike
A 84km do fim, Joshua Tarling (Ineos Grenadiers), Fabio van den Bossche (Alpecin – Deceuninck) e Neilson Powless juntaram-se ao grupo da frente. 12km depois, Rasmus Pedersen e Bjerg atacaram e foram apenas seguidos por van den Bossche, Powless e Tarling. No pelotão, a Team Visma | Lease a Bike atacou em equipa com Edoardo Affini, Wout Van Aert, Tiesj Benoot e Matteo Jorgenson e conseguiram ficar em posição intermédia.
A 70km do fim, Affini abriu para o lado e Van Aert, Benoot e Jorgenson tentavam juntar-se ao grupo da frente. Tarling perdeu o contacto com a dianteira e não conseguia seguir os três homens da Team Visma | Lease a Bike. Poucos kms depois, os três perseguidores juntaram-se ao grupo da frente. A cooperação não era a ideal e vários ataques aconteciam, mas isto só ajudava os ciclistas que estavam na dianteira.
A 56km do fim, Benoot aumentou o ritmo com Van Aert e Jorgenson na sua roda e Powless foi o único a conseguir seguir os três ciclistas da equipa neerlandesa. Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) e Mads Pedersen (Lidl – Trek) mexeram no pelotão, mas ninguém estava a querer colaborar e a diferença que chegou a ser de 10s para o grupo da frente acabou por aumentar novamente. Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
Quarteto da frente ganha espaço importante
A 48km do fim, echelons aconteceram no pelotão, mas mesmo assim, o primeiro pelotão não estava a conseguir fechar o espaço para o quarteto da frente. Durante vários kms, Mads Pedersen, Magnus Sheffield e Stefan Kung (Groupama – FDJ) mostraram-se bastante ativos no pelotão, mas nenhum dos três conseguiu ganhar um espaço importante. A marcação continuava no pelotão e a vantagem do quarteto da frente aumentou para os 50s. Benoot ainda chegou a tirar pé para que Jorgenson e Van Aert conseguiram uma pequena vantagem, mas Powless rapidamente fechou o espaço.
A 20km da meta, Alec Segaert (Lotto), Stefan Kung, Tibor del Grosso (Alpecin – Deceuninck) e Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale) saltaram do pelotão e tentavam ainda chegar ao grupo da frente. 1km depois, Arjen Livyns (Lotto) e Mads Pedersen juntaram-se também ao grupo perseguidor. Os seis começaram a colaborar, mas não conseguiram reduzir a vantagem dos quatro da frente dos 40s.
Neilson Powless leva a melhor contra o trio da Team Visma | Lease a Bike
Nos últimos 10km, os ataques esperados dos homens da Team Visma | Lease a Bike não aconteceram e Matteo Jorgenson e Tiesj Benoot mostraram-se ao serviço de Wout Van Aert. Neilson Powless deixou de colaborar e só marcava a roda do belga.
Na última curva, Jorgenson abriu para o lado e Benoot começou a lançar o sprint final. Van Aert lançou o sprint, mas Powless rapidamente se colocou ao seu lado. Nos últimos metros, o americano conseguiu ser mais forte que o belga e conquistou assim a Dwars door Vlaanderen. Mads Pedersen impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para ser quinto a 45s. Destaca-se a grande corrida do jovem neerlandês Tibor del Grosso que na sua primeira clássica no World Tour foi sexto a 45s.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) não partiu porque está doente.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images