Caleb Ewan estreia-se pela Ineos Grenadiers com vitória na etapa 1 da Coppi e Bartali!

O australiano Caleb Ewan (Ineos Grenadiers) venceu a primeira etapa da Coppi e Bartali, uma ligação de 175km entre Ferrara e Bondeno, batendo ao sprint o israelita Oded Kogut (Israel – Premier Tech) e o francês Jason Tesson (Team TotalEnergies). Ewan estreou-se da melhor forma com as cores da Ineos Grenadiers e é assim o primeiro líder da geral.

Fuga facilmente se forma

A primeira etapa da Coppi e Bartali começou com Baptiste Huyet (Uniebet Tietema Rockets), Carlos Samudio (Team Solution Tech – Vini Fantini), Dominik Amann (Team Vorarlberg), Matteo Zurlo (S.C. Padovani Polo Cherry Bank) e Kevin Rosola (General Store – Essegibi – F.Lli Curia) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Marc Cabedo (JCL Team Ukyo) tentou fazer a ponte para o grupo da frente, mas não teve sucesso.

Ao km 33, na única contagem do dia, Kevin Rosola conseguiu ser o primeiro a passar no topo. Os cinco da frente conseguiram uma vantagem de cerca de 2:30 sobre o pelotão. A Ineos Grenadiers era das equipas mais ativas no pelotão, pois tinha o principal favorito a vencer no dia de hoje, Caleb Ewan.

Sprint imperial de Caleb Ewan

A 80km do fim, Andrew August (Ineos Grenadiers) e Louka Matthys (Wagner Bazin WB) tentaram sair do pelotão, mas não tiveram sucesso. 20km depois, A Israel – Premier Tech e a Team Jayco-AlUla juntaram-se à Ineos Grenadiers na frente do pelotão, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 2:00. A cerca de 30km do fim, Kevin Rosola deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado.

A 20km do fim, a diferença entre os quatro da frente e o pelotão era de apenas 55s. 3km depois, Dominik Amann cedeu e foi alcançado pelo pelotão. A 12km da meta, os três sobreviventes da fuga do dia acabaram por ser alcançados pelo pelotão. O ritmo do pelotão seguiu elevado com várias equipas a lutarem pela frente do grupo.

No km final, a Ineos Grenadiers assumiu o comando e tinha Caleb Ewan na posição certa para o sprint. O australiano lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada na etapa 1 da Coppi e Bartali. Oded Kogut foi mais forte que Jason Tesson para ser segundo. Destaca-se o excelente sprint do italiano de 19 anos, Davide Donati (Red Bull – Bora – hansgrohe Rookies), que foi 4º.

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) chegou no pelotão e foi 34º.

Caleb Ewan é o primeiro líder da geral e dos pontos da Coppi e Bartali. Kevin Rosola é o primeiro líder da montanha e Davide Donati da juventude.

Caleb Ewan é o primeiro líder da geral da Coppi e Bartali (Foto: Sprint Cycling Agency)
Caleb Ewan é o primeiro líder da geral da Coppi e Bartali (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock