Emanuel Duarte vinga a fuga na Clássica da Primavera e é o primeiro líder da Taça de Portugal!

O português Emanuel Duarte (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) venceu a primeira prova da Taça de Portugal, a Clássica da Primavera, uma clássica de 145.8km com partida e chegada em Póvoa de Varzim, batendo ao sprint, o seu companheiro de fuga, o português Joaquim Silva (Efapel Cycling). Pedro Pinto (Efapel Cycling) completou o pódio a 18s. Emanuel Duarte é assim o primeiro líder da Taça de Portugal de 2024/25.

Fuga vinga em corrida bastante atacada na Póvoa do Varzim

Na Clássica da Primavera, os ciclistas deram sete voltas a um circuito de 20.8km, que era marcado por subida em pavê de 1.1km a 9.3%. Nas duas primeiras voltas, vários ciclistas mexeram na corrida com o objetivo de formar a fuga do dia, mas nenhum deles teve sucesso. Na terceira volta, a fuga finalmente conseguiu formar-se e era composta por Rui Carvalho (GI Group Holding – Simoldes – UDO), Emanuel Duarte e Joaquim Silva.

Nas voltas finais, a corrida partiu-se bastante e Pedro Pinto, Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé) e Pedro Silva (Anicolor – Tien21) tentavam juntar-se ao trio da frente. Rui Carvalho acabou por ceder e foi alcançado pelo grupo perseguidor. Emanuel Duarte e Joaquim Silva seguiram isolados na frente da corrida e disputaram a vitória ao sprint. Emanuel conseguiu ser mais forte que Joaquim para conquistar assim a Clássica da Primavera. Pedro Pinto foi mais forte ao sprint que Tomas Contte e Pedro Silva para ser terceiro a 18s.

O pódio da Clássica da Primavera com Joaquim Silva, Emanuel Duarte e Pedro Pinto
O pódio da Clássica da Primavera com Joaquim Silva, Emanuel Duarte e Pedro Pinto

Lucas Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) foi o melhor ciclista Sub-23 e terminou em 9º a 1:28. Fábio Costa (Anicolor – Tien21) impôs-se ao sprint no pelotão para ser 10º a 2:12. Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Bembibre) e Cláudio Leal (Aviludo – Louletano – Loulé) terminaram no pódio dos Sub-23 e chegaram ambos no pelotão.

Emanuel Duarte é assim o primeiro líder da Taça de Portugal. O português da Credibom – LA Alumínios – Marcos Car conta com 75pts e tem uma vantagem de 10pts sobre Joaquim Silva e 15pts sobre Pedro Pinto. Lucas Lopes lidera nos Sub-23 e tem 10pts de vantagem sobre Gabriel Baptista e 15pts sobre Cláudio Leal.

Rui Carvalho, Emanuel Duarte, Lucas Lopes, Joaquim Silva e Pedro Pinto no pódio final da Clássica da Primavera
Rui Carvalho, Emanuel Duarte, Lucas Lopes, Joaquim Silva e Pedro Pinto no pódio final da Clássica da Primavera

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock