Ethan Vernon faz o bis na etapa 4 do Tour of Guangxi mas perde liderança para Max Kanter!
O britânico Ethan Vernon (Israel – Premier Tech) venceu ao sprint a etapa 4 do Tour of Guangxi, uma ligação de 176,8km entre Bama e Jinchengjiang, batendo o alemão Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) e o italiano Alberto Bruttomesso (Bahrain Victorious). Vernon era o líder da geral à partida para a etapa, mas ficou sem a camisola vermelha, após uma penalização de 20s por bidon colado. A penalização do britânico recolocou Kanter na liderança da corrida.
Fuga de qualidade, mas sempre debaixo do olhar da Israel – Premier Tech
A etapa 4 do Tour of Guangxi prometia um dia atacado em véspera de decisões pela geral. Os sprinters queriam contar com uma nova oportunidade, mas um sprint bonificado em subida, a 12km do fim, podia dizimar as suas chances. O dia começou com a rápida formação da fuga, num grupo de bastante qualidade. Stan Dewulf (Decathlon AG2R La Mondiale), Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step), Stefan Bissegger (EF Education – EasyPost) e Taco van der Hoorn (Intermarche – Wanty).
O pelotão deixou o grupo ganhar cerca de 3min de vantagem, mas foi controlando a corrida a partir de trás. A primeira contagem do dia chegou logo ao km 13, com Reinderink a ser primeiro na segunda categoria de Nachao. Ao km 45 surgiu uma nova subida terceira categoria, onde o neerlandês repetiu o primeiro posto. 15km depois, Dewulf vencia o sprint intermédio de Donglan, para se aproximar da liderança virtual.
A Israel – Premier Tech foi controlando as operações no pelotão. Chris Froome e Guy Savig eram os homens de trabalho para que Ethan Vernon pudesse sprintar pela vitória. Ao km 91, uma nova terceira categoria voltou a dificultar a jornada, mas Reinderink não deu hipótese e foi novamente primeiro no topo. A chegada à segunda metade da jornada trouxe também alguns abandonos. Blake Quick (Team Jayco – AlUla) e Zhen Li (China National Team) foram os dois ciclistas a deixar a corrida.
Corrida partida na última subida categorizada com o líder do Tour of Guangxi em apuros
O ritmo de corrida aumentou a partir dos 50km finais. Com o grupo escapado ainda a ter 3min de vantagem, era importante as equipas interessadas na etapa fecharem o espaço. A última subida categorizada do dia surgiu com 40km pela frente, durante uma extensão de quase 4km e fez naturalmente as suas vítimas. Na frente, Bissegger foi o primeiro, a ceder, enquanto no pelotão foi Warre Vangheluwe (Soudal Quick-Step), vencedor da segunda etapa, a passar dificuldades. Reinderink voltou a revelar-se o mais forte, e passou na frente para assegurar a liderança da montanha.
No pelotão, as equipas da geral aumentaram o ritmo de tal forma, que a diferença caiu para os 45s. Os sprinters acabaram por passar dificuldades, incluindo o líder da geral, Ethan Vernon. O britânico esteve descolado, mas acabou por reentrar a 30km do fim, após ter agarrado um bidon a partir do carro de apoio. Vários ataques sucederam na cabeça do pelotão, mas ninguém teve sucesso. A 26km do fim, o trio escapado rodava ainda na frente com 40s de vantagem.
Luta final ao sprint em 20km finais muito rápidos
Com a aproximação ao último sprint intermédio do dia, Taco van der Hoorn foi o primeiro a ceder. Dewulf foi ainda primeiro para bonificar mais 3s, mas no pelotão foi Oscar Onley (Team dsm-firmenich PostNL) a aproveitar para garantir 1s. Os dois resistentes foram alcançados já dentro dos 9km finais, com a Lotto Dstny e a Israel – Premier Tech a comandarem o pelotão. Daan Hoole (Lidl – Trek) ainda tentou atacar a 1,7km do fim, mas não teve sucesso.
A Visma – Lease a Bike surgiu na frente no km final para lançar Mick van Dijke. A surpresa do comboio amarelo durou pouco tempo, e apenas restavam já sprinters e lançadores. No meio do caos, Jake Stewart foi exímio, e deixou Ethan Vernon na posição perfeita para sprintar por mais uma vitória. O britânico batia Max Kanter e Alberto Bruttomesso de forma convicente, mas o balde de água fria chegaria pouco depois. A penalização de 20s por bidon colado era o suficiente para o retirar da liderança da geral.
Mudança de líder em quase todas as classificativas
Perante a penalização e após mais um segundo posto, Max Kanter é novamente o líder do Tour of Guangxi. O alemão conta agora com 1s de vantagem perante Stan Dewulf. Vernon mantém a liderança por pontos, Reinderink é o novo líder da montanha, e Filip Maciejuk (Red Bull – BORA – hansgrohe) regressa ao comando da juventude. A Israel – Premier Tech mantém a liderança coletiva.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: SprintCyclingAgency