Pablo Castrillo faz história na etapa 12 da La Vuelta num dia de emoções para a Equipo Kern Pharma!

O espanhol Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) venceu a décima segunda etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 137.4km entre Ourense Termal e Manzaneda, e dedicou a vitória ao fundador da equipa espanhola, Manolo Aczona, que faleceu ontem. Castrillo bateu o britânico Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) por 8s e o espanhol Marc Soler (UAE Team Emirates) por 16s para se estrear a vencer como profissional. Esta vitória também foi a primeira de um espanhol e de uma equipa espanhola nesta edição da La Vuelta. Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) chegou no pelotão e segue líder.

Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A décima segunda etapa da La Vuelta a España começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 27, Marc Soler (UAE Team Emirates), Óscar Rodriguez (Ineos Grenadiers), Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Carlos Verona (Movistar Team), Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla), Louis Meintjes (Intermarché – Wanty), Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team) e Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, um grupo de 14 ciclistas tentou juntar-se ao grupo da frente, mas não teve sucesso.

Ao 40, o grupo da frente partiu e Tejada, Poole, Soler, Castrillo e Schmid conseguiram uma ligeira vantagem. Aleksandr Vlasov (Red Bull – Bora – Hansgrohe) tentou sair do pelotão, mas acabou por não ter sucesso. 3km depois, Verona, Vansevenant, Meintjes e Óscar Rodriguez reentraram no grupo da frente. Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) saltou do pelotão e a solo conseguiu fazer a ponte para a fuga do dia. O pelotão baixou bastante o ritmo e a vantagem dos dez da frente aumentou para 10:00.

Corrida começa a partir na subida final

A 50km do fim, Narvaez tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. 14km depois, no sprint intermédio do dia, Vansevenant conquistou a pontuação máxima. A 15.4km do fim, os ciclistas entraram na subida final, a Montaña de Manzaneda, que tem uma pendente média de 4.7%. A Red Bull – Bora – Hansgrohe aumentou o ritmo do pelotão, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 8:00. 2km depois, Soler tentou isolar-se, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Logo a seguir, Verona atacou e conseguiu uma ligeira vantagem.

A 10km da meta, Verona foi alcançado. Logo a seguir, Castrillo atacou e conseguiu isolar-se. 1km depois, Schmid saiu do grupo perseguidor e tentava chegar a Castrillo. O espanhol conseguiu uma vantagem de 15s sobre o suíço e 30s sobre o grupo perseguidor. A 4.4km da meta, Narvaez atacou e foi seguido por Poole. 800 metros depois, os dois fizeram a ponte para Schmid. No pelotão, a Decathlon AG2R La Mondiale impunha um ritmo alto.

Castrillo resiste e conquista emocionante triunfo

A 3.2km da meta, Soler fez a ponte para Narvaez, Schmid e Poole. Os quatro estavam a 27s de Castrillo. 1.2km depois, Soler tentou sair do grupo perseguidor, mas não teve sucesso. A coordenação não era a ideal e Castrillo seguia com uma boa vantagem. Soler começou a passar dificuldades, mas a ritmo conseguiu reentrar no grupo perseguidor.

A 800 metros da meta, Max Poole atacou e tentava ainda chegar a Pablo Castrillo. O espanhol seguiu com o seu ritmo e conquistou assim a primeira vitória da Equipo Kern Pharma numa grande volta na etapa 12 da La Vuelta. Poole ficou mais uma vez tão perto do tão desejado triunfo e acabou por ser segundo a 8s. Marc Soler fechou o pódio a 16s. Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 11º a 6:29.

O português Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 83º a 13:58.

Ben O’Connor manteve a liderança da classificação geral da La Vuelta a España. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) segue líder da juventude, Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) dos pontos e Adam Yates (UAE Team Emirates) da montanha. A UAE Team Emirates lidera por equipas.

Ben O'Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: Dario Belingheri/Getty Images)
Ben O’Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: Dario Belingheri/Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock