João Almeida vence na força etapa 6 do Tour de Suisse! Adam Yates segue líder!
O português João Almeida (UAE Team Emirates) venceu a sexta etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 42.5km entre Ulrichen e Blatten-Belalp, após isolar-se na frente da corrida a 300 metros da meta. O britânico Adam Yates (UAE Team Emirates) foi segundo a 4s e completou nova dobradinha da UAE Team Emirates. O dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) fechou o pódio a 9s.
Fuga consegue formar-se
A sexta etapa do Tour de Suisse começou com diversas tentativas de ataque com Stefan Bissegger (EF Education – EasyPost), Anders Foldager (Team Jayco-AlUla) e Frank Van den Broek (Team DSM-Firmenich PostNL) a formarem a fuga do dia. A 37km do fim, Ayco Bastiaens (Soudal Quick-Step), Raúl Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels) e Cees Bol (Astana Qazaqstan Team) saltaram do pelotão e tentavam juntar-se ao grupo da frente. Cerca de 5km depois, os três perseguidores foram alcançados. A 21km do fim, no sprint intermédio do dia, Bissegger foi buscar a pontuação máxima.
UAE Team Emirates começa a mexer na corrida
A 7.3km da meta, a fuga do dia entrou na subida final, a Blatten, que tem uma pendente média de 8.9%, com uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão. 600 metros depois, Foldager deixou de ter capacidade para seguir o grupo da frente. A Ineos Grenadiers aumentava o ritmo do pelotão. A 5.7km da meta, Bissegger atacou para ir buscar a pontuação máxima no km de ouro. 600 metros depois, Van den Broek isolou-se na frente da corrida. A UAE Team Emirates passou para o comando do pelotão.
A cerca de 4.3km da meta, Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo e o pelotão começou a partir. Van den Broek tinha apenas 25s de vantagem sobre o pelotão. 800 metros depois, Adam Yates acelerou e João Almeida, tal como na etapa 4, tirou pé para obrigar outros a trabalhar e para que o britânico ganhasse espaço. Yates rapidamente passou por Van den Broek e isolou-se na frente da corrida. Mattias Skjelmose acelerou para tentar fechar o espaço e foi seguido por João Almeida e Egan Bernal (Ineos Grenadiers).
Show de João Almeida
A 1.7km da meta, Bernal atacou e tentava chegar a Yates. Almeida decidiu ficar na roda de Skjelmose, mas poucos metros depois, o português pôs o seu ritmo e fechou o espaço para o colombiano com o dinamarquês na sua roda. A 1.1km da meta, Almeida atacou e fez a ponte para Yates. 800 metros depois, Yates deixou de ter capacidade para seguir o ritmo de Almeida. O português seguiu com o seu ritmo e estreou-se assim a vencer este ano na etapa 6 do Tour de Suisse. Yates foi 2º a 4s.
Mattias Skjelmose largou Egan Bernal, nos metros finais, para ser 3º a 9s. Bernal foi 4º a 15s. Lenny Martinez (Groupama – FDJ) mostrou-se muito melhor no dia de hoje e conseguiu ser 5º a 35º. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) apareceu novamente bem e foi 6º a 40s. Enric Mas (Movistar Team) chegou com Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) a 47s.
João Almeida segue em segundo na classificação geral e está a 27s de Yates. Rui Costa (EF Education – EasyPost) fez uma bela etapa e foi 24º a 2:14. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 59º a 5:04.
Adam Yates segue líder da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação da montanha do Tour de Suisse. Mattias Skjelmose é o novo líder da juventude e a UAE Team Emirates a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images