3 dias, 2 clássicas para o Touro de Wallonie! Arnaud De Lie vence o Tour of Leuven!
O belga Arnaud De Lie (Lotto Dstny) vence o Tour of Leuven, uma clássica de 193km com partida e chegada em Leuven, batendo ao sprint o belga Stan Van Tricht (Soudal Quick-Step Devo Team) e o francês Axel Laurance (Alpecin-Deceuninck).
O Tour of Leuven começou com diversas tentativas de ataque com Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions), Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step Devo Team), Jason Tesson (TotalEnergies), Gage Hecht (Human Powered Health) e Abram Stockman (Tdt-Unibet) a formarem a fuga do dia. A 110km do fim, o quinteto da frente tinha 2:30 de vantagem sobre o pelotão.
A 68km do fim, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão. Poucos kms depois, Stockman atacou e foi seguido por Reinderink, Laurance e Zeb Kyffin (Saint Piran) saltaram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. A 50km do fim, quatro ciclistas fizeram a ponte para o grupo da frente. Logo a seguir, os oito da frente acabaram por ser alcançados pelo pelotão que era comandado pela Lotto Dstny que impunha um ritmo elevado com o objetivo de partir o grupo.
A cerca de 20km da meta, Victor Campenaerts (Lotto Dstny), Jordy Bouts (Tdt-Unibet), Van Tricht e Laurance saltaram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. 3km depois, De Lie e Arjen Livyns (Lotto Dstny) e Axel Zingle atacaram e conseguiram fazer a ponte para a frente da corrida. Nenhuma equipa trabalhava no pelotão e o vencedor da etapa era garantidamente um dos do grupo da frente. A cerca de 7km da meta, Van Tricht atacou e só Livyns é que não teve capacidade para seguir o belga.
Campenaerts impôs um ritmo alto e impedia que ataques acontecessem no grupo. A cerca de 2km da meta, Bouts surpreendeu com um ataque de longe, mas Campenaerts fechou o espaço no início da reta final. Nos metros finais, Zingle lançou o sprint, mas o francês percebeu que lançou o seu sprint muito cedo e parou. De Lie e Laurance ficaram na roda de Zingle, mas Van Tricht continuou com o seu sprint e conseguiu um ligeiro espaço. De Lie reagiu de imediato e o belga conseguiu passar Van Tricht, nos últimos 50 metros, para vencer assim o Tour de Leuven. Laurance passou Zingle para completar o pódio.
Destaca-se a grande corrida de Jordy Bouts que tentou a sua sorte com um ataque de longe e que conseguiu um excelente 5º para a Tdt-Unibet. A Lotto Dstny foi de longe a melhor equipa da corrida, para além de criado o grupo que acabou por lutar pela vitória, a equipa terminou com quatro ciclistas no top9 que conseguiram somar 225pts UCI.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Photo News