Ivo Oliveira sucede a João Almeida e é o novo Campeão Nacional de Fundo!

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) sagrou-se o novo Campeão Nacional de Fundo, após vencer a corrida de 169.6km em Mogadouro com um ataque a solo a 50km do fim! Ivo chegou à meta sozinho, celebrando tranquilamente a vitória, e vendo ainda o seu irmão Rui Oliveira (UAE Team Emirates) terminar na segunda posição, 1:06 depois, numa histórica dobradinha dos gémeos! Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) completou o pódio, a 1:15.

Os Campeonatos Nacionais trouxeram uma corrida intensa e bastante disputada, num grupo relativamente restrito de candidatos. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Pedro Andrade (ABTF Betão – Feirense), David Livramento (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), César Martingil (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Gonçalo Carvalho e António Barbio (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) e Bernardo Gonçalves (XSpeed United Continental) escaparam do pelotão ao km 7, e ganharam uma vantagem de cerca de 1:30.

Ao km 25, atacaram no pelotão Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Fábio Costa (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) e Rafael Silva (Efapel Cycling), eles que acabariam por chegar à frente ao km 52, pouco antes da primeira passagem pela meta, onde o pelotão estava já com uma desvantagem de 2:15. A vantagem dos escapados tendeu sempre a crescer, e ao km 70 era já de 3:20, com o grupo a perder António Barbio.

Na segunda passagem pela linha de meta, ao km 79.1, o grupo na dianteira levava já 3:38 sobre o pelotão, que era comandado pela Rádio Popular – Paredes – Boavista e pela Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua. Na terceira passagem, pouco após o km 100, a diferença era já de 4:20 e começava a parecer impossível os homens no pelotão disputarem a vitória, até porque praticamente todas as equipas tinham elementos representados na dianteira.

A cerca de 55km do fim, Ivo Oliveira lançou um grande ataque, após uma movimentação de Rui Oliveira que Fábio Costa marcou, e ninguém o conseguiu seguiu. Com alguma apatia na perseguição, Ivo rapidamente abriu uma vantagem de 1:00 sobre os perseguidores, com a qual cumpriu a quarta passagem pela meta, tendo Gaspar Gonçalves a descolar, e Rodrigo Caixas e Bernardo Gonçalves a mais de 2min. O pelotão rodava já a mais de 5min, com 45.2km pela frente, pelo que estava inevitavelmente fora da discussão.

Na penúltima volta, Ivo aumentou, e muito, a sua vantagem, cruzando pela penúltima vez a linha de meta com 2:35 sobre Rui Oliveira, Luís Gomes, David Livramento, Gonçalo Carvalho, Rafael Reis e Fábio Costa. Pedro Andrade e Rafael Silva estavam também já descolados, e o que restava do pelotão rodava a mais de 5:40. Na última volta, já nos 10km finais, Rui Oliveira e Luís Gomes destacaram-se na perseguição, e recuperaram algum espaço, com Ivo Oliveira a sofrer com cãimbras. Ainda assim, a vantagem de Ivo era grande o suficiente para ele chegar sozinho à meta e se tornar pela primeira vez Campeão Nacional de Fundo em Elites! Rui levaria a melhor na luta pelo segundo posto, terminando a 1:06 depois, enquanto Luís era terceiro, a 1:15.

O pódio dos Campeonatos Nacionais com Rui Oliveira – Ivo Oliveira – Luís Gomes (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock