Furacão Philipsen conquista a Brugge-De Panne em dia de tempestade!

O belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) venceu a Classic Brugge-De Panne, uma clássica de 212.5km entre Brugge e De Panne, batendo ao sprint o neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) e o belga Yves Lampaert (Soudal Quick-Step).

A Classic Brugge-De Panne começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 204km do fim, Louis Bendixen (Uno-X Pro Cycling Team), Jens Reynders (Israel – Premier Tech), Mathis Le Berre (Team Arkéa-Samsic) e Milan Fretin (Team Flanders- Baloise) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. Logo a seguir, Johan Meens e Louis Blouwe (Bingoal WB) e Jonas Rutsch (EF Education-EasyPost) saltaram do pelotão e tentavam alcançar o grupo da frente.

A 198km do fim, os três perseguidores juntaram-se ao grupo da frente. 30km depois, a vantagem da fuga do dia era de cerca de 2:00 sobre o pelotão. A 161km do fim, Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) abandonou a prova. Durante vários kms, vários cortes aconteceram no pelotão, mas os ciclistas que ficavam cortados conseguiam reentrar no pelotão. A 138km do fim, Blouwe e Meens perderam o contacto com a frente da corrida. A 107km do fim, um corte aconteceu no pelotão. 4km depois, o primeiro pelotão, que era composto por 36 ciclistas, alcançou o grupo da frente.

A 68km do fim, o segundo pelotão alcançou o primeiro. 5km depois, mais um corte aconteceu no pelotão e um grupo composto por Lampaert, Davide Ballerini, Fabio Jakobsen e Bert Van Lerberghe (Soudal Quick-Step), Philipsen e Jonas Rickaert (Alpecin-Deceuninck), Arnaud Demare e Bram Welten (Groupama-FDJ), Pascal Ackermann e Sebastian Molano (UAE Team Emirates), Frederik Frison e Cedric Beullens (Lotto Dstny), Dylan Groenewegem (Team Jayco-Alula), Edward Theuns (Trek – Segafredo), Luca Mozzato (Team Arkéa-Samsic), Simone Consonni (Cofidis), Marijn Van den Berg (EF Education-EasyPost), Jonas Koch (Bora-Hansgrohe), Stian Fredheim (Uno-X Pro Cycling Team) e Kooij ficou isolado na frente da corrida.

A 51km do fim, Mozzato sofreu uma queda e perdeu o contacto com a frente da corrida. 1km depois, Welten teve um problema mecânico e perdeu o contacto com o grupo da frente. Km após km, a vantagem do grupo da frente sobre o pelotão aumentava. A 37km do fim, Philipsen teve de trocar de bicicleta e o belga conseguiu reentrar no grupo da frente. 2km depois, Molano e Van den Berg também tiveram de trocar de bicicleta e os dois conseguiram reentrar no grupo da frente.

A 19km da meta, Lampaert teve de trocar de bicicleta e o belga conseguiu reentrar no grupo da frente. 3km depois, Ackermann perdeu o contacto com a frente da corrida. A 15km da meta, Philipsen, Kooij, Lampaert e Frison atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. 8km depois, Demare e Groenewegen não tinham capacidade para seguir o ritmo do grupo perseguidor.

A 3km da meta, os quatro da frente tinham 22s de vantagem sobre o grupo perseguidor. 2km depois, Frison tentou surpreender com um ataque de longe mas o belga não conseguiu isolar-se na frente da corrida. A cerca de 200 metros da meta, Lampaert lançou o sprint mas o belga foi ultrapassado por Philipsen e Kooij. O ciclista da Alpecin conseguiu aguentar o forte sprint do ciclista da Jumbo, nos últimos metros, para conquistar a sua terceira vitória da temporada. Destaca-se o excelente resultado de Stian Fredheim que foi oitavo a 21s.

Pódio Final

Pódio Final com Olav Kooij – Jasper Philipsen – Yves Lampaert (da esquerda para a direita) – photo Vincent Kalut/PN/SprintCyclingAgency©2023

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock