Stefan Kung brilha no crono da 5ª etapa, Daniel Martínez é consagrado o vencedor da 49ª Volta ao Algarve!

No dia em que terminou a 49ª Volta ao Algarve, com um contrarrelógio individual de 24.4km, o suíço Stefan Kung (Groupama – FDJ) bateu a concorrência para abrir a conta das vitórias na temporada. Daniel Martínez, que gastou mais 16 segundos que o ciclista da Groupama, sagra-se assim o grande vencedor da geral! No pódio da etapa, Remi Cavagna (Soudal Quick-Step) foi segundo, a 3s, e Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) terceiro, a 10s.

Perfil da 5ª etapa (contrarrelógio individual) da 49ª Volta ao Algarve.

Fábio Costa (Glassdrive – Q8 – Anicolor) foi o primeiro a chegar à meta e fixou o tempo de referência em 34:06. 20min depois, Jordi Meeus (BORA – Hansgrohe) bateu o tempo do português, com 33:51. Edward Theuns (Trek – Segafredo) melhorou o tempo para 32:03 e ficou algum tempo na frente. Pouco depois, Soren Waerenskjold (Uno-X Pro Cycling) ia a voar, mas infelizmente uma queda fez com que ele perdesse mais de 3 minutos e abandonasse a prova, devido ao percurso escorregadio que ainda se fazia sentir. O campeão europeu, Stefan Bisseger (EF Education – EasyPost), não se conseguiu mostrar forte o suficiente, terminando com 32:27.

Pouco mais de 30 minutos foram precisos para se estabelecer o novo melhor tempo, desta vez por Pavel Bittner (Team DSM), que termina com 31:50. Nem 3 minutos tinham passado e Kasper Asgreen voltava a melhorar o tempo na meta, finalizando com 31:00. O dinamarquês manteve o melhor tempo por 15 minutos, até Mathias Vacek (Trek – Segafredo) cortar a linha de meta com 30:52. Depois de 5 minutos, o alemão Nils Politt (BORA – Hansgrohe) melhorou o tempo, terminando com 30:37, ficando 33min na liderança, até chegar Thymen Arensman (INEOS Grenadiers), que fixou o tempo em 30:06. 6 minutos depois, chegava o francês Rémi Cavagna (Soudal – Quick-Step), que foi o primeiro com menos de meia hora de prova, acabando com 29:38.

João Almeida numa das subidas do contrarrelógio.

Passados outros 6 minutos, chegou Stefan Kung (Groupama – FDJ) que retirou apenas 4 segundos a Cavagna, terminando assim com 29:34. Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) não conseguiu bater os adversários de especialidade, e acabou por terminar em 29:44, com mais 10s que Kung. Daniel Martínez (INEOS Grenadiers) chegou em 29:50, fazendo um contrarrelógio espetacular, que lhe dava a liderança provisória da geral. Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty) chegou com quase 31 minutos, finalizando com 30:57. João Almeida (UAE Team Emirates) desiludiu um pouco, não fazendo melhor que 30:47. O belga Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) fez um bom esforço, e chegou com um tempo de 30:23. Tom Pidcock (INEOS Grenadiers) não conseguiu a vitória na geral, visto que nem era considerado favorito, e ainda evitou uma queda ao estilo do ciclocrosse, fazendo um tempo de 31:01.

Perdendo apenas 16s para o vencedor da etapa, Daniel Martínez sagra-se assim o vencedor da 49ª Volta ao Algarve! Filippo Ganna foi segundo a apenas 2s do seu companheiro de equipa, enquanto Ilan Van Wilder fechou em terceiro, a 15s do colombiano. João Almeida terminou em sexto na geral, a 40s, e Rui Costa fechou a prova no 10º lugar, com mais 1:06 que o vencedor. Magnus Cort (EF Education – EasyPost) venceu a classificação por pontos, Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) levou consigo a classificação da montanha e Oscar Onley (Team DSM) foi o melhor jovem. A Ineos Grenadiers venceu coletivamente.

Daniel Martinez, o grande vencedor da 49ª Volta ao Algarve!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Getty Images Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock