Será Demi Vollering capaz de se tornar Bicampeã da Europa de fundo em Ljubljana?

Disputa-se hoje a prova de fundo para as elites femininas nos Campeonatos da Europa, em Ljubljana, na Eslovénia! O pelotão é de luxo e promete um grande espetáculo na luta pelo tão desejado Título Europeu. Em 2025, a vitória sorriu a Demi Vollering que estará presente para defender o seu título. Irá a neerlandesa fazer história ao sagrar-se Campeão do Mundo e da Europa de fundo na mesma temporada?

Perfil

A prova de fundo das elites femininas nos Campeonatos da Europa apresenta um percurso de 131 km entre Ljubljana e Šenčur. A primeira metade da corrida é totalmente plana e a fuga é bem capaz de conseguir formar-se. A 45 km da meta, as ciclistas começam a primeira de duas voltas ao circuito final de 22,5 km. O circuito é marcado por uma passagem na Mozjanca, com 2,1 km a 10,4%, que promete ataques logo na primeira volta.

A 17 km da meta começa a segunda passagem na Mozjanca que promete ser o local propício para os ataques das principais favoritas. A descida desta subida é bastante técnica e, se uma ciclista não estiver isolada, novos ataques poderão acontecer. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

O perfil da prova de fundo das elites femininas nos Campeonatos da Europa em Ljubljana
O perfil da prova de fundo das elites femininas nos Campeonatos da Europa em Ljubljana

Favoritas

Demi Vollering parte como principal favorita para a prova de fundo das elites femininas nos Campeonatos da Europa. Vollering tem tido uma temporada fenomenal! A neerlandesa tem aqui uma corrida ao seu estilo e pretende juntar o Título Mundial ao Europeu?

Kasia Niewiadoma (Seleção da Polónia) e Elisa Longo Borghini (Seleção da Itália) são as maiores adversárias de Demi Vollering. Niewiadoma e Longo Borghini dão-se bem neste tipo de corridas e prometem ser duas ciclistas bastante ativas na corrida para tentar garantir o Ouro em Ljubljana.

Marlen Reusser (Seleção da Suíça) é uma ciclista que sabe gerir muito bem o seu ritmo e pode muito bem surpreender com um ataque já numa fase mais plana para tentar conquistar o Ouro. Juliette Berthet (Seleção da França) parece estar na sua melhor fase da temporada. A francesa não tem propriamente um percurso ao seu estilo, mas procura conseguir aqui um grande resultado. Puck Pieterse dá se muito bem neste tipo de subidas explosivas. A Seleção dos Países Baixos até pode mexer primeiramente com Pieterse para obrigar outras ciclistas a terem de trabalhar ou até mesmo para triunfarem em Ljubljana.

Dominika Wlodarczyk é também uma carta da Seleção da Polónia para o dia de hoje. Wlodarczyk dá-se bem neste tipo de subidas e é uma ciclistas que não deve ser descartada da luta pelas medalhas. Franziska Koch e Antonia Niedermaier costumam defender-se bem neste tipo de percursos e são duas ciclistas que poderão mexer na corrida para tentarem dar uma medalha à Seleção da Alemanha. Cedrine Kerbaol costuma também aparecer bem neste tipo de circuitos. A francesa parece não estar na sua melhor forma, mas ainda assim, não deve ser descartada da luta pelo top5.

Nota ainda para Noemi Ruegg (Seleção da Suíça), Maeva Squiban (Seleção da França), Liane Lippert (Seleção da Alemanha), Eleonora Gasparrini (Seleção da Itália) e Mavi Garcia (Seleção da Espanha) que poderão terminar entre as 10 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Kasia Niewiadoma-Phinney e Elisa Longo Borghini
⭐⭐⭐ Marlen Reusser, Juliette Berthet e Puck Pieterse
⭐⭐ Dominika Wlodarczyk, Franziska Koch, Antonia Niedermaier e Cedrine Kerbaol
⭐ Noemi Ruegg, Maeva Squiban, Liane Lippert, Eleonora Gasparrini e Mavi Garcia

Portuguesas em prova

Raquel Queirós e Beatriz Roxo são as portuguesas presentes e estarão com os dorsais #81 e #82, respetivamente.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 14h30!

Foto de Capa: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock