Paul Seixas à procura de entrar com o pé direito no Tour Auvergne – Rhône-Alpes!
Começa hoje a 78ª edição do Tour Auvergne – Rhône-Alpes, o antigo Critérium du Dauphiné! A corrida por etapas francesa é um momento importante antes do Tour de France, pois vários ciclistas vêm aqui testar a sua forma. Em 2025, a vitória sorriu a Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG), que não estará presente para defender o seu título. Irá Paul Seixas (Decathlon CMA CGM Team) confirmar o favoritismo e suceder ao esloveno como vencedor desta corrida?
Perfil
A primeira etapa do Tour Auvergne – Rhône-Alpes apresenta um percurso de 146,2 km entre Vizille e Saint-Ismier. O dia contará com um sprint intermédio e cinco subidas categorizadas. A fuga não deverá ter grandes dificuldades a formar-se, mas as equipas dos principais candidatos deverão controlar o ritmo da corrida. No Côte de Quaix-en-Chartreuse, com 2,3 km a 9,2%, e no Col de Vence, com 5,1 km a 6%, o ritmo vai começar a aumentar e tanto o pelotão como a fuga irão começar a perder elementos.
A 29 km da meta, os ciclistas entram na principal subida do dia, o Côte de Rousset, com 8,2 km a 7,6%. O ritmo promete ser elevado e os ataques irão acontecer. Após o topo haverá uma longa descida com uma pequena rampa, que levará os ciclistas aos últimos 7,6 km em terreno plano e de falso plano. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Paul Seixas parte como principal favorito para a etapa 1 do Tour Auvergne – Rhône-Alpes! Seixas tem feito uma fantástica temporada. O jovem francês tem aqui uma etapa ao seu jeito e pretende vestir a camisola amarela logo no primeiro dia.
Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) e Juan Ayuso (Lidl – Trek) são os maiores adversários de Paul Seixas. Del Toro e Ayuso tiveram um início de ano com vários altos e baixos. Ambos querem se testar e pretendem conseguir um grande resultado no dia de hoje.
Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) e Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) deram-se bem nesta corrida em anos anteriores. Os dois têm dado boas indicações esta temporada e poderão conseguir aqui mais um excelente resultado.
Oscar Onley e Kevin Vauquelin (Netcompany Ineos Cycling Team) e Cian Uijtdebroeks (Movistar Team) vêm de estágios em altitude. Os três procuram também testar-se e terão aqui uma boa etapa para o fazerem. Jorgen Nordhagen (Team Visma | Lease a Bike) e Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) deverão mostrar-se ao serviço dos seus líderes, mas, ainda assim, poderão conseguir um bom resultado no dia de hoje.
Nota ainda para João Almeida (UAE Team Emirates – XRG), Carlos Rodríguez (Netcompany Ineos Cycling Team), Harold Tejada e Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team), Alex Baudin (EF Education – EasyPost) e Luke Plapp (Team Jayco – AlUla), que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Paul Seixas
⭐⭐⭐⭐ Isaac Del Toro e Juan Ayuso
⭐⭐⭐ Matteo Jorgenson, Tobias Johannessen e Oscar Onley
⭐⭐ Kevin Vauquelin, Cian Uijtdebroeks, Jorgen Nordhagen e Mattias Skjelmose
⭐ João Almeida, Carlos Rodríguez, Harold Tejada, Lorenzo Fortunato, Alex Baudin e Luke Plapp
Portugueses em prova
João Almeida e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #2 e #4, respetivamente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 12h05.
Foto de Capa: Getty Images
