Irá Tadej Pogacar conquistar a Il Lombardia pela 5ª vez consecutiva?
Hoje é dia do último monumento e clássica World Tour da temporada, a Il Lombardia! A 119ª edição da “Clássica das Folhas Caídas” conta com um pelotão de luxo que promete um grande espetáculo na luta pelo tão desejado monumento. Nos últimos quatro anos, a vitória sorriu a Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG). O esloveno está presente para defender o seu título e pretende vencer pelo quinto ano consecutivo. Poderá alguém impedi-lo de fazer história?
Perfil
A Il Lombardia apresenta um percurso de 241km entre Como e Bergamo. A fuga é bem capaz de conseguir formar-se e a UAE Team Emirates – XRG deverá controlar o pelotão desde os kms iniciais. Na Roncola, com 7,5km a 7.4%, e na Berbenno, com 6,9km a 4.9%, o ritmo promete ser alto e o pelotão é bem capaz de começar a perder elementos. No Passo della Crocetta, com 11,7km a 5.8%, e na Zambla Alta, com 9,8km a 3.3%, o ritmo irá aumentar e o pelotão pode muito bem partir.
A 40km do fim, os ciclistas entram na principal subida do dia, o Passo di Ganda, com 9.3km a 7.1%. Ataques irão acontecer e a corrida vai partir completamente. A 4,6km da meta, os ciclistas entram na última subida do dia, o Colle Aperto, com 1,3km a 7.4%. Novos ataques poderão acontecer nesta subida explosiva, mas o vencedor poderá já ter sido decidido ainda antes desta fase da corrida. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Tadej Pogacar parte como principal favorito para a 119ª Il Lombardia. Pogacar tem feito uma fantástica temporada. O esloveno tem aqui uma clássica perfeita para as suas características e poderá somar o seu 20º triunfo em 2025.
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) são os maiores adversários de Tadej Pogacar. Evenepoel e Pidcock têm se mostrado num excelente nível neste final de temporada. Ambos são dois ciclistas que poderão tentar seguir o esloveno, mas não terão uma tarefa fácil pela frente.
Paul Seixas (Decathlon AG2R La Mondiale) continua a mostrar o seu enorme talento. O jovem francês parece dar-se bem neste tipo de corridas e poderá conseguir mais um enorme resultado. Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) costuma aparecer num bom nível nesta corrida e pode muito bem estar na luta pelo top3. Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) parece estar a terminar muito bem a temporada. O dinamarquês tem aqui uma boa clássica para si e poderá conseguir um grande resultado.
Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) irá ser o gregário de luxo de Tadej Pogacar, mas ainda assim, é bem capaz de estar na luta pelo top3. Egan Bernal (Ineos Grenadiers) parece estar a terminar bem o ano e poderá tentar surpreender para ver se consegue um lugar no pódio. Richard Carapaz e Ben Healy são as armas da EF Education – EasyPost para o dia de hoje. O equatoriano é um ciclista que pode ser mais protegido para a principal subida do dia, enquanto que o irlandês pode tentar surpreender ao mexer de longe.
Nota ainda para Ben Tulett e Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team), Oscar Onley (Team Picnic PostNL), Christian Scaroni (XDS Astana Team) e Lenny Martinez (Bahrain Victorious) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Paul Seixas, Primoz Roglic e Mattias Skjelmose
⭐⭐ Isaac Del Toro, Egan Bernal, Richard Carapaz e Ben Healy
⭐ Ben Tulett, Cian Uijtdebroeks, Michael Storer, Oscar Onley, Christian Scaroni e Lenny Martinez
Portugueses em prova
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) e Rui Costa (EF Education – EasyPost) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #34 e #64, respetivamente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 9h30.
Foto de Capa: Cor Vos