Será hoje o dia em que Jonas Vingegaard faz o hat-trick na La Vuelta?
Disputa-se hoje a sétima etapa da La Vuelta a España que nos promete um grande espetáculo na luta pela etapa e classificação geral. A UAE Team Emirates – XRG terá de controlar o ritmo da corrida para que João Almeida possa fazer diferenças, mas a Team Visma | Lease a Bike irá fazer de tudo para defender a liderança de Jonas Vingegaard. Ainda assim, o dinamarquês é o grande favorito e pode ter aqui mais uma chance para vencer em novo dia de alta montanha.
Perfil
A etapa 17 da La Vuelta apresenta um percurso de 143.2km entre O Barco de Valdeorras e o Alto de El Morredero. O dia contará com um sprint intermédio, uma contagem de terceira categoria e uma contagem de primeira categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto com vários ciclistas a tentar entrar na fuga do dia. Poderemos ter um pelotão que dê uma grande vantagem à fuga para que esta possa vingar ou um pelotão que controle a diferença para que os favoritos possam lutar pela vitória.
A 11.7km da meta, os ciclistas terão uma subida não categorizada de 1.5km a 9.1% e a corrida é bem capaz de começar a partir. Após o topo, irá haver uma pequena descida que levará o pelotão à subida final, o Alto de El Morredero, com 8.8km a 9.5%. Vários ciclistas precisam de ganhar tempo e ataques de certeza que vão acontecer. O vento está previsto ser bastante forte e é bem capaz de não favorecer quem precisa de atacar na subida final. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Jonas Vingegaard parte como principal favorito para a etapa 17 da La Vuelta. Vingegaard tem aqui uma excelente subida para si. O dinamarquês pode pagar caro o cansaço de fazer duas grandes voltas seguidas, mas ainda assim, é que tem mais chances de vencer.
João Almeida é o maior adversário de Jonas Vingegaard. Almeida parece estar a subir de forma com o avançar da La Vuelta. O português tem se mostrado num excelente nível nestas longas subidas explosivas e terá de mexer para tentar ganhar segundos ao camisola vermelha.
Jai Hindley (Red Bull – Bora – hansgrohe) está a subir de nível. O australiano é um ciclista que terá de mexer na corrida para se aproximar do pódio da geral. Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) estão a fazer uma grande corrida. A batalha entre os dois pela juventude tem sido intensa e poderão ter aqui um dia decisivo pela frente. Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) não teve a etapa 16 que pretendia. O austríaco poderá aparecer melhor em chegadas deste tipo e estar na luta pelo top3.
Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) tem surpreendido nesta La Vuelta. O britânico vai ter aqui mais um bom teste pela frente, mas parece ter capacidade para seguir com os melhores. Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) parece a subir de forma. O americano dá-se bem nestas subidas e poderá ser essencial para um possível triunfo de Vingegaard. Giulio Ciccone (Lidl – Trek) e Mikel Landa (Soudal Quick-Step) procuram uma vitória de etapa e são dois nomes que vão tentar entrar na fuga.
Nota ainda para Torstein Traeen (Bahrain Victorious), Junior Lecerf (Soudal Quick-Step) e Harold Tejada (XDS Astana Team) que poderão terminar entre os 10 primeiros e para Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e Edward Dunbar (Team Jayco-AlUla) que poderão ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐⭐ João Almeida e Jai Hindley
⭐⭐⭐ Giulio Pellizzari, Matthew Riccitello e Felix Gall
⭐⭐ Tom Pidcock, Sepp Kuss, Giulio Ciccone e Mikel Landa
⭐ Torstein Traeen, Junior Lecerf, Harold Tejada, Egan Bernal e Edward Dunbar
Portugueses em prova
João Almeida e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #1 e #6, respetivamente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a La Vuelta em direto na Eurosport 1 a partir das 13h30.
Foto de Capa: Cor Vos
