Poderá Primoz Roglic vingar na primeira chegada em alto do Giro d’Italia?
Disputa-se hoje a sétima etapa do Giro d’Italia que nos promete um grande espetáculo na luta pela etapa e classificação geral. A Red Bull – Bora – hansgrohe e a UAE Team Emirates – XRG são equipas que comandar o ritmo da corrida para que os seus líderes possam vingar, mas a fuga também pode ter uma palavra a dizer. Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) tem aqui uma excelente etapa para si. Irá o esloveno regressar aos triunfos no Giro?
Perfil
A sétima etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 168km entre Castel di Sangro e Tagliacozzo. O dia contará com dois sprints intermédios, o km redbull, uma contagem de terceira categoria, duas contagens de segunda categoria e uma contagem de primeira categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. Poderemos ter um pelotão que controle a vantagem da fuga ou um pelotão que dê uma grande vantagem à fuga para que esta possa vingar.
No Monte Urano, com 4.5km a 9.4% e no Vado Della Forcella, com 21.6km a 3.6%, tanto a fuga do dia como o pelotão deverão começar a perder elementos. Mesmo assim, a etapa deverá ser decidida na subida final em Tagliacozzo, com 11.9km a 5.5%. Os últimos 1.6km são bastante explosivos e podem muito bem ser decisivos. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Primoz Roglic parte como principal favorito para a etapa 7 do Giro d’Italia. Roglic parece estar num grande momento de forma. O esloveno pretende testar os seus rivais e tem aqui uma excelente etapa para o fazer.
Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) e Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) são os maiores adversários de Primoz Roglic. Ayuso não entrou no Giro como gostaria. O espanhol pretende ganhar alguns segundos e tem aqui uma bela etapa para o fazer. Pidcock está a fazer uma ótima temporada. O britânico parece dar-se bem neste tipo de subidas e não deve ser descartado da luta pela vitória.
Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) e Gulio Ciccone (Lidl – Trek) parecem estar num bom momento de forma. Os dois italianos dão-se bem nestas subidas e qualquer um dos dois parece ter capacidade para dar a primeira vitória aos italianos nesta edição do Giro. Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) está também num grande momento. O australiano dá-se bem nestas subidas e não deve ser descartado da luta pela vitória.
Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) mostraram-se bem nas primeiras etapas. Ainda assim, ambos pretendem testar as suas formas e têm aqui uma ótima etapa para o fazerem. Filippo Zana (Team Jayco-AlUla) e Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) já perderam algum tempo na geral e podem muito bem ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
Nota ainda para Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike), Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) e David Gaudu (Groupama – FDJ) que poderão terminar entre os 10 primeiros e para Christian Scaroni (XDS Astana Team), Jan Hirt (Israel – Premier Tech), Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) e Pello Bilbao (Bahrain Victorious) que poderão para a fuga para tentar vencer a etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Juan Ayuso e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Antonio Tiberi, Giulio Ciccone e Michael Storer
⭐⭐ Egan Bernal, Richard Carapaz, Filippo Zana e Lorenzo Fortunato
⭐ Simon Yates, Isaac Del Toro, David Gaudu, Christian Scaroni, Jan Hirt, Wilco Kelderman e Pello Bilbao
Portugueses em prova
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) é o único português presente e estará com o dorsal #34.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h30.
Foto de Capa: Getty Images
