Será alguém capaz de parar Tadej Pogacar na Amstel Gold Race?

Hoje é dia da primeira clássica do mítico do trio das Ardenas, a Amstel Gold Race! A “Corrida das Cervejas” neerlandesa surge após os dois monumentos de pavê e promete ser um bom teste para o quarto monumento da temporada, a Liège-Bastogne-Liège. Em 2024, a vitória sorriu a Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) que estará presente para defender o seu título, mas não terá uma tarefa fácil pela frente. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) acaba por ser o super favorito. Irá o esloveno vencer a clássica neerlandesa pela segunda vez?

Perfil

A 59ª Amstel Gold Race apresenta um percurso de 256km entre Maastricht e Berg en Terblijt. A corrida contará com 34 muros de curta distância, mas bastante explosivos. Algumas deles aparecerão repetidos, e por duas vezes será também cruzada a linha de chegada antes de uma terceira para decidir o vencedor.

Ao km 116, os ciclistas entram num fase importante na corrida onde irão passar por vários muros de forma sucessiva. Alguns favoritos até poderão tentar surpreender ao mexerem de muito longe. A 2.5km da meta, os ciclistas entram na última passagem no Cauberg, com 0.7km a 6%. Nesta fase da corrida, já poderemos ter um ciclista em solitário ou um pequeno grupo na frente da corrida.

O perfil da Amstel Gold Race
O perfil da Amstel Gold Race

Favoritos

Tadej Pogacar parte como principal favorito para a Amstel Gold Race. Pogacar está num grande momento de forma. O esloveno tem aqui uma corrida perfeita para si e de certeza que quer vencer a clássica neerlandesa pela segunda vez.

Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Tom Pidcock são os maiores adversários de Tadej Pogacar. Evenepoel entrou muito bem na sua temporada ao vencer a Brabantse Pijl. O belga terá aqui mais um grande teste pela frente, mas de certeza que vai conseguir estar com os melhores. Pidcock regressou à competição, 1 mês depois, na Brabantse. O britânico ainda está a ganhar forma, mas tem aqui uma boa corrida para conseguir um excelente resultado.

Thibau Nys e Mattias Skjelmose são as armas da Lidl – Trek para o dia de hoje. Ambos parecem estar a subir de nível e poderão ter uma palavra a dizer numa clássica perfeita para as características de ambos. Ben Healy (EF Education – EasyPost) terminou num excelente momento na Itzulia Basque Country. A corrida promete ser bastante ofensiva o que poderá beneficiar ainda mais o irlandês na luta pelo pódio.

Romain Grégoire (Groupama – FDJ) e Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) evoluíram muito bem no último inverno. Ambos parecem estar num bom momento e não devem ser descartados da luta pelo top3. Wout van Aert e Tiesj Benoot são as cartas da Team Visma | Lease a Bike para o dia de hoje. Os dois belgas costumam se dar bem nesta corrida e poderão tentar surpreender ao mexerem de longe para conseguirem estar na luta pela vitória.

Nota ainda para Maxim Van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe), Marc Hirschi (Tudor Pro Cycling Team), Clément Champoussin e Christian Scaroni (XDS Astana Team), Alex Aranburu (Cofidis) e Neilson Powless (EF Education – EasyPost) que podem terminar entre os 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Thibau Nys, Mattias Skjelmose e Ben Healy
⭐⭐ Romain Grégoire, Magnus Sheffield, Wout van Aert e Tiesj Benoot
⭐ Maxim Van Gils, Marc Hirschi, Clément Champoussin, Christian Scaroni, Alex Aranburu e Neilson Powless

Portugueses em prova

Ruben Guerreiro e Nelson Oliveira (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #91 e #92, respetivamente.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport a partir das 13h35.

Foto de Capa: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock