A despedida de uma lenda! Peter Sagan irá pôr um ponto final na carreira de estrada no fim do ano!

1 dia depois do seu 33º aniversário, Peter Sagan falou sobre o seu futuro. Anunciou a retirada do ciclismo profissional na vertente de estrada no final da presente época “Nunca tive o sonho de correr ou de ser ciclista profissional até aos 40 ou 50 anos. Acho que chegou a minha hora.”. “Acho que todos os meus fãs e as pessoas mereciam saber agora que seria o meu último ano na estrada. Eles precisam de saber. É por isso que fiz o anúncio em San Juan”, acrescenta.

Peter Sagan a sagrar-se campeão do mundo de BTT Júnior! (Foto: Alessandro di Donato)

O eslovaco ainda refere que a embora ponha um ponto final na carreira de estrada, a de BTT irá voltar ao ativo durante algum tempo, dizendo que apenas quer fazer o que gosta “Sempre disse que gostaria de terminar a minha carreira no BTT, porque comecei a minha carreira no BTT. Isso dá-me algum prazer no final da carreira, porque estou a fazer algo que realmente gosto.”

Peter Sagan a representar a Eslováquia em XCO nos Jogos Olímpicos do Rio 2016! (Foto: Getty Images)

Sagan ainda refere que pretende ir aos Jogos Olímpicos “(…) se eu for capaz de terminar minha carreira em Paris nos Jogos Olímpicos, isso será algo bom para mim”. Assume que não tem o objetivo concreto de ser campeão olímpico ou vencer outras provas, mas que apenas quer fazer BTT “Não há mais pressão sobre se eu ganho ou perco. Não é sobre a medalha. É mais sobre o que eu quero fazer”. O atleta irá assim acabar a carreira logo após a corrida de XCO dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Peter Sagan venceu a camisola verde do Tour de France por 7 vezes! (Foto: Jeff Pachoud/AFP via Getty Images)

Mesmo afirmando a sua retirada, assume-se com uma maior motivação para acabar a sua carreira, e que quer fazer todas as provas no seu mais alto nível “Não vou apenas aproveitar o ano. Quero estar no meu nível mais alto.” Para além dos motivos a nível profissional, Sagan também falou noutros motivos, como o querer passar mais tempo com a sua família: “Fiz muitos sacrifícios e isso custou-me muito a mim e à minha família. É importante para mim passar tempo com o meu filho Marlon e ver a vida de diferentes ângulos, e não apenas como ciclista”.

Peter Sagan no primeiro campo de treino da sua última temporada de estrada! (Foto: Blaise Chauviere)

Peter Sagan será para sempre lembrado, tendo conseguido 121 vitórias (até ao momento), entre as quais se destacam os 3 títulos mundiais consecutivos (2015-2017), um recorde absurdo de 7 classificações por pontos no Tour de France, 18 vitórias em etapas de grandes voltas e 1 vitória nos Monumentos da Ronde Van Vlanderen (Volta à Flandres) e do Paris-Roubaix! Ainda de referir que acabou dentro do Top10 mais de 450 vezes na carreira!

Obrigado por tudo Peter Sagan! Sem dúvida alguma um dos deuses do Olimpo do ciclismo!

Foto de capa: Eurosport

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock