Lorena Wiebes brilha no Omnium no dia 3 dos Campeonatos do Mundo de Pista!
O Velódromo de Santiago, no Chile, contou com um terceiro dia dos Campeonatos do Mundo de Pista com provas de enorme espetáculo. Os Países Baixos e a Grã-Bretanha acabaram por ser as Seleções com mais destaque ao conquistarem 3 e 2 medalhas de Ouro, respetivamente. A neerlandesa Lorena Wiebes acabou por ser a grande figura ao conquistar novo Título nestes Mundiais. Portugal esteve presente no Velódromo com João Matias na Corrida por Pontos, Iúri Leitão no 1km e Diogo Narciso na Perseguição Individual.
Omnium Feminino
Lorena Wiebes sagrou-se Campeã do Mundo de Omnium, após somar 136pts. A neerlandesa juntou o Título Mundial ao Europeu e bateu a francesa Marion Borras por apenas 9pts. A dinamarquesa Amalie Dideriksen completou o pódio com 120pts.
Na primeira prova do Omnium, o Scratch, Lorena Wiebes começou da melhor forma e bateu Amalie Dideriksen e a belga Shari Bossuyt. Marion Borras foi quarta. Na Tempo Race, Jessica Roberts e Borras conseguiram dar uma volta de avanço. A britânica somou mais sprints e acabou por levar assim a melhor sobre a francesa. Bossuyt foi terceira, Dideriksen quarta e Wiebes sexta. Na Eliminação, Wiebes foi novamente a mais forte e bateu a mexicana Yareli Acevedo. Bossuyt foi novamente terceira. Dideriksen foi apenas quinta e Borras sétima.
A última prova do Omnium, a Corrida por Pontos, foi bastante ofensiva de início ao fim. Antes do último sprint, Marion Borras liderava por apenas 1pt sobre Lorena Wiebes. Nas voltas finais, Wiebes mostrou a sua força e venceu o último sprint para conquistar o Título Mundial. Amalie Dideriksen conseguiu ser segunda no último sprint, ficando assim com uma vantagem de 3pt sobre Shari Bossuyt para ficar com o Bronze.

Corrida por Pontos Masculina

Na Corrida por Pontos masculina, Joshua Tarling mostrou o seu enorme talento ao sagrar-se Campeão do Mundo. O britânico somou 56pts, 20pts através de voltas de avanço e 36pts em sprints, para assegurar o Ouro. O americano Peter Moore conseguiu uma surpreende medalha de Prata com 48pts, 40pts em voltas de avanço e 8pts em sprints. O francês Clement Petit fechou o pódio com 41pts, 20pts em voltas de avanço e 21pts em sprints. O português João Matias terminou em 15º, após somar 5pts em sprints.

Sprint Feminino

No sprint feminino, Hetty van de Wouw confirmou o seu grande momento de forma ao conquistar o Título Mundial. Na final, a neerlandesa conseguiu ser mais forte que a japonesa Mina Sato. Alina Lysenko completou o pódio, após levar a melhor sobre a sua compatriota Iana Burlakova na luta pelo Bronze. A britânica Emma Finucane foi eliminada nos quartos de final, após ser relegada na última ronda frente a Burlakova por sprint irregular.

1km Masculino

Na Velocidade, Harrie Lavreysen conquistou o seu 19º Título Mundial na Pista ao vencer o 1km Masculino no Velódromo de Santiago. O neerlandês registou um enorme tempo de 57,978s para somar nova medalha de Ouro. Jeffrey Hoogland ainda deu uma excelente luta ao seu compatriota, mas acabou por ficar com a Prata. O britânico Joseph Truman completou o pódio. O português Iúri Leitão terminou na 26ª posição.

Perseguição Individual Masculina

Na Perseguição Individual Masculina, Josh Charlton confirmou o favoritismo e sagrou-se Campeão do Mundo! Na final, o britânico não deu hipótese ao dinamarquês Rasmus Pedersen, que conquistou mais uma medalha nestes Mundiais de Pista. O americano Anders Johnson conseguiu bater o australiano James Moriarty para ficar com o Bronze. O português Diogo Narciso terminou em 21º.

Fotos: UCI
