Melissa Maia e Filipe Francisco vencem 3ª Taça de Portugal de XCM em Ansião!
Os portugueses Melissa Maia (Guilhabreu MTB Team) e Filipe Francisco (CDASJ – Cyclin’Team – Munícipio Albufeira) venceram a terceira prova da Taça de Portugal de XCM de 2025, em Ansião. Melissa Maia fez o hat-trick nesta edição da Taça de Portugal para reforçar a sua liderança da classificação geral, enquanto que Filipe Francisco bisou para regressar à liderança da geral.
Elites Femininas
Nas elites femininas Melissa Maia cumpriu o duro de percurso de 75km em 3:35:48 para fazer o hat-trick em Ansião. A campeã nacional não deu hipótese à concorrência bateu Leandra Gomes (Saertex Portugal – CriaZinvent) por 11:15 e Tânia Lima (Saertex Portugal – CriaZinvent) por 1:16. Marilyne Marques (BTT Demos) foi quarta a 18:22 e Alessia Teixeira (Bombos São Sebastião – Luso Print – Electro Minho) fechou o top5 a 22:42.
Melissa Maia reforçou assim a liderança da Taça de Portugal de XCM e conta agora com 900pts. A ciclista da Guilhabreu MTB Team tem uma vantagem de 240pts sobre Leandra Gomes. Marilyne Marques fecha o pódio da geral com 590pts.

Elites masculinas

Nos elites masculinos, num percurso de 115km, tivemos uma grande duelo. A vitória acabou por sorrir a Filipe Francisco que cumpriu o duro percurso em 4:27:58. O português CDASJ – Cyclin’Team – Munícipio Albufeira bateu Guilherme Mota (Guilhabreu MTB Team) por apenas 2s. Andrew Henriques (CDASJ – Cyclin’Team – Munícipio Albufeira) conseguiu completar o pódio a 14:21. Carlos Cruz (Guilhabreu MTB Team) foi apenas 4º a 15:04. André Rodrigues (BTT Gardunha – Fundão) também não teve a corrida que pretendia e foi 8º a 30:29.
Filipe Francisco conta agora com 800pts e regressou assim à liderança da Taça de Portugal de XCM. Carlos Cruz perdeu pontos importantes e é agora 2º a 120pts. André Rodrigues segue em terceiro, na geral, com 530pts.

Fotos: UVP/FPC
