Laurens Sweeck regressa aos triunfos na Telenet SuperPrestige de Niel!
O belga Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) venceu a terceira ronda da aclamada série da Telenet SuperPrestige de 2025/26 em Niel, na Bélgica, após bater o seu compatriota Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) num apertado sprint. Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Altes Industriebouw) completou o pódio belga a 13s.
Forte trio isola-se nas voltas iniciais
A Telenet SuperPrestige de Niel dos elites masculinos começou com um ótimo arranque de Laurens Sweeck. A corrida rapidamente partiu com o belga a ser seguido por Niels Vandeputte, Kevin Kuhn (Heizomat – Cube), Vaclav Jezek (Brilon Racing Team MB), Joris Nieuwenhuis (Ridley Racing Team) e Toon Vandebosch (Crelan – Corendon). Michael Vanthourenhout comandava um pequeno grupo que seguia a 6s. Na segunda volta, Vanthourenhout, Jente Michels (Alpecin – Deceuninck), Emiel Verstrynge e Witse Meeussen (Crelan – Corendon) e Anton Ferdinande (Shifting Gears) juntaram-se ao grupo da frente.
Laurens Sweeck decidiu acelerar, na terceira volta, e só Michael Vanthourenhout e Niels Vandeputte o conseguiram seguir. Na volta seguinte, Vanthourenhout tentou fazer diferenças, mas não teve sucesso. Jente Michels perseguia agora a solo o trio da frente e estavam a 12s. Emiel Verstrynge seguia a poucos segundos de Michels.
Niels Vandeputte consegue ligeira vantagem
Michael Vanthourenhout atacou mais uma vez na quinta volta. Laurens Sweeck e Niels Vandeputte não foram ao choque e a ritmo chegaram novamente ao belga. Jente Michels continuava a seu ritmo e diminuiu a vantagem do trio da frente para 5s. Felipe Orts (Ridley Racing Team) e Toon Vandebosch chegaram a Emiel Verstrynge e os três estavam a 13s da frente da corrida.
No início da sétima volta, os três da frente estavam a marcar-se e receberam a companhia de Jente Michels. Os quatro tinham agora 10s sobre Felipe Orts, Emiel Verstrynge e Toon Vandebosch. Michael Vanthourenhout acabou por mexer na corrida e foi seguido por Laurens Sweeck e Niels Vandeputte. Sweeck e Vanthourenhout cometerem um erro num pequeno muro e isto fez com que Vandeputte se isolar-se. Vestrynge fez a ponte para Sweeck e Vanthourenhout e os três estavam a 8s de Vandeputte. Michels seguia com Orts e Vandebosch a 15s.
Laurens Sweeck leva a melhor num grande duelo ao sprint
Na oitava volta, Emiel Verstrynge deixou de ter capacidade para seguir Michael Vanthourenhout e Laurens Sweeck. Niels Vandeputte seguia com um excelente ritmo e tinha 6s de vantagem sobre os dois perseguidores. Verstrynge seguia com Felipe Orts, Jente Michels e Toon Vandebosch a 20s. Sweeck acelerou com Vanthourenhout na sua roda e os dois conseguiram chegar a Vandeputte, na nona volta. Verstrynge saltou do grupo perseguidor e seguia a 7s do trio da frente.
No início da volta final, no primeiro setor de areia, Michael Vanthourenhout acelerou e conseguiu um ligeiro espaço. Niels Vandeputte e Laurens Sweeck não foram ao choque e conseguiram chegar novamente ao belga. Na última zona dura do circuito, Vanthourenhout passou dificuldades e acabou por ceder. Nos metros finais, Vandeputte lançou o sprint final com Sweeck na sua roda. Mesmo em cima do risco de meta, Sweeck conseguiu passar Vandeputte para vencer assim a ronda 3 da Telenet SuperPrestige! Vanthourenhout acabou por fechar o pódio a 13s.
Michael Vanthourenhout segue líder da classificação geral e conta agora com 43pts. Niels Vandeputte é segundo, a 4pts, e Emiel Verstrynge terceiro, a 11pts.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: BELGA
