Joris Nieuwenhuis triunfa em Lokeren e é o novo líder do X2O Badkamers Trofee!
Joris Nieuwenhuis (Ridley Racing Team) venceu, o Rapencross, a segunda ronda do X2O Badkamers Trofee de 2025/26, disputada no circuito de Lokeren, na Bélgica. O neerlandês bateu os belgas Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Altez Industriebouw) e Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) por 48s e 58s, respetivamente.
Começo com forte ritmo
A segunda ronda dos elites masculinos no X2O Badkamers Trofee começou com um belo arranque de Niels Vandeputte. A corrida acabou por partir, nas zonas técnicas, e o jovem belga foi apenas seguido por Michael Vanthourenhout. Os dois conseguiram uma vantagem de 5s sobre um grande grupo de ciclistas. Thibau Nys (Baloise Glowi Lions) começou a sofrer com problemas e seguia num grupo a cerca de 15s da dianteira.
Na segunda volta, Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) acelerou e tentava a solo chegar ao duo da frente, que tinha uma vantagem de 3s. Um grupo com Lars van der Haar e Thibau Nys (Baloise Glowi Lions), Joris Nieuwenhuis e Felipe Orts (Ridley Racing Team), Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon), Jente Michels (Alpecin – Deceuninck) e Toon Aerts (Deschacht – Hens CX Team) seguia a 9s.
Joris Nieuwenhuis isola-se e luta pelo terceiro lugar esquenta
Niels Vandeputte sofreu uma queda, na terceira volta, e recebeu a companhia de Laurens Sweeck. Joris Nieuwenhuis vinha embalado de trás. O neerlandês passou direto pelos dois belgas e começava a fechar o espaço para Michael Vanthourenhout. Mesmo após trocar de bicicleta, Thibau Nys seguia com problemas e acabou por perder bastante tempo. Na quarta volta, Nieuwenhuis fez a ponte para Vanthourenhout. Vandeputte largou Sweeck e aproveitou a marcação na dianteira para reentrar na luta pela vitória.
Joris Nieuwenhuis acelerou, na quinta volta, e Michael Vanthourenhout teve de sofrer para seguir o neerlandês. Niels Vandeputte acabou por ceder e a ritmo seguia a 12s da dianteira. Emiel Verstrynge, Laurens Sweeck, Toon Aerts e Jente Michels tentavam fechar o espaço para Vandeputte. Na sexta volta, Nieuwenhuis voltou a atacar e Vanthourenhout acabou por ceder. O neerlandês conseguiu 20s de vantagem sobre o belga. Vandeputte recebeu a companhia de Sweeck, Michels, Verstrynge e Aerts e seguiam a 35s. Thibau Nys teve ainda mais problemas e perdeu ainda mais posições.
Grande triunfo de Joris Nieuwenhuis
Na sétima volta, Joris Nieuwenhuis aumentou a sua vantagem sobre Michael Vanthourenhout para 30s. Emiel Verstrynge acelerou, na oitava volta, e foi seguido por Niels Vandeputte, Jente Michels e Laurens Sweeck. Toon Aerts passou algumas diculdaldes, mas não seguia longe da luta pelo último lugar do pódio.
Joris Nieuwenhuis manteve um forte ritmo, na volta final, e estreou-se assim a vencer no X2O Badkamers Trofee em Lokeren. Michael Vanthourenhout não teve capacidade para seguir o neerlandês e acabou por ser 2º a 48s. Niels Vandeputte conseguiu fazer diferenças na fase final da corrida e completou assim o pódio a 58s. Emiel Verstrynge e Jente Michels continuam a mostrar o potencial que têm ao serem 4º e 5º, respetivamente. Toon Aerts foi 6º a 1:06. Cameron Mason (Seven Racing) foi apenas 14º a 3:07 e Thibau Nys 15º a 3:37.
Na geral do X2O Badkamers Trofee, Joris Nieuwenhuis é assim o novo líder com 40s sobre Cameron Mason e 41s sobre Toon Aerts.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: BELGA
