Florian Vermeersch é o novo Campeão do Mundo de Gravel!

O belga Florian Vermeersch venceu os Campeonatos do Mundo de Gravel dos elites masculinos, uma ligação de 180,9km entre Beek e Maastricht, após isolar-se a 19km da meta. O neerlandês Frits Biesterbos foi segundo a 40s e o esloveno Matej Mohoric fechou o pódio a 1:23. Vermeersch confirmou a boa temporada que está a ter e conquistou o tão desejado Ouro nos Mundiais de Gravel.

Forte grupo se forma na dianteira

A prova dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo de Gravel começou com um forte ritmo. Por volta do km 30, Quinten Hermans (Seleção da Bélgica), Pepijn Reinderink (Seleção dos Países Baixos) e Connor Swift (Seleção da Grã-Bretanha) chegaram a ter uma pequena vantagem, mas os três foram rapidamente alcançados. Poucos kms depois, Florian Vermeersch e Floris van Tricht (Seleção da Bélgica), Nils Politt (Seleção da Alemanha) e Frits Biesterbos atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida.

A 100km do fim, o quarteto da frente tinha uma vantagem de 1:50 sobre um reduzido pelotão. Poucos kms depois, um grupo composto por Fabio Christen (Seleção da Suíça), Magnus Klaris (Seleção da Dinamarca) e Quinten Hermans e Gianni Vermeersch (Seleção da Bélgica) formou-se na perseguição ao grupo da frente.

Corrida parte completamente com dois ciclistas a ficarem isolados

A 77km do fim, os quatro perseguidores foram alcançados pelo reduzido pelotão. 8km depois, Nils Politt perdeu o contacto com a frente da corrida e recebeu a companhia de Felix Stehli (Seleção da Suíça) e Matej Mohoric. A 41km do fim, Floris van Tricht deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. 3km depois, Mohoric e Stehli fizeram a ponte para o jovem belga.

A 28km da meta, o duo da frente tinha uma vantagem de 1:00 sobre os três perseguidores. Um grupo composto por Tim Wellens, Quinten Hermans e Timo Kielich (Seleção da Bélgica), Tom Pidcock (Seleção da Grã-Bretanha) e Rick Ottema (Seleção dos Países Baixos) seguia a cerca de 2:00. 4km depois, Hermans perdeu o contacto com o grupo de Pidcock. Floris van Tricht perdeu o contacto com o grupo perseguidor por causa de uma queda.

Florian Veermersch brilha em Maastricht

A 21km da meta, Tom Pidcock atacou e foi apenas seguido por Tim Wellens. 2km depois, Florian Vermeersch acelerou numa das zonas mais duras do percurso e Frits Biesterbos acabou por ceder. A cerca de 14km da meta, Matej Mohoric conseguiu largar Felix Stehli e tentava garantir a medalha de Bronze. Poucos kms depois, Stehli recebeu a companhia de Pidcock, Wellens e Floris van Tricht.

Florian Vermeersch manteve o seu ritmo e, depois de dois segundos lugares, o belga conseguiu assim sagrar-se Campeão do Mundo de Gravel em elites. Frits Biesterbos confirmou o porquê de ser campeão neerlandês de Gravel e conseguiu uma fantástica medalha de Prata a 40s. Matej Mohoric ficou assim com o Bronze a 1:23. Floris van Trich conseguiu ser mais forte ao sprint que Felix Stehli e Tom Pidcock para ser quarto a 1:40.

Tiago Ferreira foi 61º a 11:01 e Francisco Moreira 168º a 29:39.

O pódio dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo de Gravel com Frits Biesterbos, Florian Vermeersch e Matej Mohoric
O pódio dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo de Gravel com Frits Biesterbos, Florian Vermeersch e Matej Mohoric

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock