Joran Wyseure e Inge van der Heijden abrem época com vitória no Exact Cross de Meulebeke!

A Crelan – Corendon começou em grande a nova temporada de Ciclocrosse ao vencer com Joran Wyseure e Inge van der Heijden a primeira ronda do Exact Cross, em Meulebeke, na Bélgica! Wyseure e van der Heijden têm mostrado uma boa evolução ano após ano e estrearam-se ambos a vencer na série do Exact Cross.

Elites Masculinos

A corrida masculina foi a última a arrancar e contou com vários nomes conhecidos do ciclocrosse mundial a tentarem perceber o seu momento de forma. O belga Joran Wyseure (Crelan – Corendon) era um desses ciclistas e aproveitou a marcação no grupo principal para escapar na penúltima e conquistar assim o Exact Cross de Meulebeke. Laurens Sweeck conseguiu ser segundo a 4s para completar a dobradinha da Crelan – Corendon. Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Altez Industriebouw) completou o pódio a 7s.

Os favoritos seguem juntos após sete voltas

O Exact Cross dos elites masculinos em Meulebeke começou com um ritmo alto e um grande grupo estava na dianteira ao fim da volta inicial. Na segunda volta, Michael Vanthourenhout tentou fazer diferenças, mas acabou por não ter sucesso. 3 três voltas depois, o belga da Pauwels Sauzen – Altez Industriebouw atacou novamente, mas desta vez conseguiu uma pequena vantagem. Na sexta volta, Vanthourenhout acabou por ser alcançado pelo resto dos favoritos. Joran Wyseure tentou contra atacar de imediato, mas Vanthourenhout não o deixou ganhar um espaço importante.

Vários ataques começaram a acontecer na sétima volta. Um grupo composto por Joran Wyseure, Laurens Sweeck, Witse Meeussen e Toon Vandebosch (Crelan – Corendon), Felipe Orts e Joris Nieuwenhuis (Ridley Racing Team), Pim Ronhaar e Lars van der Haar (Baloise Glowi Lions), Jente Michels (Alpecin – Deceuninck), Ryan Kamp (Fenix – Deceuninck), Victor van de Putte (Deschacht – Hens CX Team) e Michael Vanthourenhout formou-se na frente da corrida.

Ataque no momento certo dá vitória a Joran Wyseure

No início da oitava volta, Felipe Orts acelerou e foi seguido por Laurens Sweeck e Michael Vanthourenhout. Os três conseguiram uma vantagem de 6s sobre o grupo perseguidor. O trio da frente começou a marcar-se na penúltima volta e acabaram por ser alcançados pelos perseguidores. Após este momento, Joran Wyseure aproveitou para atacar e entrou na volta final com uma vantagem de 7s.

Na fase mais dura do percurso, Laurens Sweeeck atacou com Michael Vanthourenhout na sua roda e os dois tentavam ainda chegar a Joran Wyseure. O jovem belga não quebrou e acabou por abrir a sua temporada de Ciclocrosse com uma vitória no Exact Cross de Meulebeke. Na última zona técnica, Sweeck conseguiu largar Vanthourenhout para ser segundo a 4s. Joris Nieuwenhuis ainda está a ganhar forma, após ter sido afetado por lesões na temporada passada, mas conseguiu ser quarto a 9s.

O pódio dos elites masculinos com Laurens Sweeck, Joran Wyseure e Michael Vanthourenhout (Foto: Exact Cross)
O pódio dos elites masculinos com Laurens Sweeck, Joran Wyseure e Michael Vanthourenhout (Foto: Exact Cross)

Results powered by FirstCycling.com

Elites Femininas

Inge van der Heijden estreou-se a vencer na série de Exact Cross em Meulebeke (Foto: BELGA)
Inge van der Heijden estreou-se a vencer na série de Exact Cross em Meulebeke (Foto: BELGA)

A corrida feminina foi a primeira a arrancar e contou com uma enorme batalha, que foi decidida ao sprint! A vitória acabou por sorrir à neerlandesa Inge van der Heijden (Crelan – Corendon que bateu a sua compatriota Aniek van Alphen (Cyclocross Reds). A belga Alicia Franck (Lotto-X-Oats Athletes for Hope) completou o pódio a 8s.

Quatro ciclistas destacam-se nas primeiras voltas

O Exact Cross das elites femininas em Meulebeke começou com um excelente arranque de Inge van der Heijden. No pequeno setor de areia, a neerlandesa conseguiu fazer diferenças e terminou a volta inicial com 6s sobre Marion Norbert Riberolle (Crelan – Corendon), Aniek van Alphen e Alicia Franck. Na segunda volta, Norbert Riberolle deixou de ter capacidade para seguir van Alphen e Franck.

No início da terceira volta, Aniek van Alphen e Alicia Franck chegaram a Inge van der Heijden. As três começaram a marcar-se e Marion Norbert Riberolle chegou também à frente da corrida. No setor de areia, van der Heijden mostrou novamente a sua força e conseguiu uma vantagem de 10s. Na quarta volta, Franck aumentou o ritmo com van Alphen e Norbert Riberolle na sua roda e as três chegaram novamente a van der Heijden.

Duelo neerlandês na volta final em Meulebeke

Na quinta volta, na zona de escadas, Marion Norbert Riberolle sofreu um problema mecânico. A campeã belga teve de pôr a corrente da sua bicicleta no sítio e perdeu assim o contacto com a frente da corrida. Na sexta volta, Alicia Franck tentou fazer diferenças, mas Inge van der Heijden e Aniek van Alphen conseguiram seguir as movimentações da belga.

Aniek van Alphen entrou com tudo na volta final, mas não conseguiu isolar-se. Inge van der Heijden aproveitou para contra atacar e Alicia Franck acabou por ceder. van Alphen voltou a atacar na fase final, mas van der Heijden agarrou a sua roda. As duas seguiram juntas e van der Heijden conseguiu bater van Alphen ao sprint para vencer assim o Exact Cross de Meulebeke. Alicia Franck fechou o pódio a 8s. Marion Norbert Riberolle acabou por ser quarta a 47s. Denise Betsema estreou-se pela De Ceuster – Bouwpunt com um quinto lugar a 1:39.

O pódio das elites femininas com Aniek van Alphen, Inge van der Heijden e Alicia Franck (Foto: BELGA)
O pódio das elites femininas com Aniek van Alphen, Inge van der Heijden e Alicia Franck (Foto: BELGA)

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock