Paul Magnier impõe-se ao sprint em Tavira e é o primeiro líder da Volta ao Algarve!

O francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) venceu a primeira etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 183,5km entre Vila Real de Santo António e Tavira, batendo ao sprint o belga Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) e o checo Pavel Bittner (Team Picnic PostNL). Magnier mostrou mais uma vez o seu enorme talento e é assim o primeiro camisola amarela.

Equipas portuguesas na fuga do dia

A primeira etapa da Volta ao Algarve começou com Noah Campos (Team Tavira), Enzo Leijnse (Anicolor – Campicarn Cycling Team), João Silva (Feira dos Sofás – Boavista), Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé), Bruno Silva (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Miguel Moreira e André Ribeiro (GI Group Holding – Simoldes – UDO) e Viacheslav Ivanov (Feirense – Beeceler) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os nove conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.

A 85km do fim, na primeira contagem do dia, Tomas Contte foi o primeiro a passar no topo. 25km depois, João Silva sofreu uma queda feia. O português conseguiu remontar na bicicleta, mas foi assim alcançado pelo pelotão. A 52km do fim, Bruno Silva atacou e conseguiu um ligeiro espaço. 2km depois, o ciclista da Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua foi alcançado. Hugo Nunes (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) saltou do pelotão e tentava juntar-se ao grupo da frente.

A 49km do fim, Viacheslav Ivanov, Tomas Contte e Enzo Leijnse atacaram e isolaram-se na frente da corrida. Hugo Nunes juntou-se a Diogo Narciso e Miguel Moreira e os três tentavam fechar o espaço para o trio da frente. 5km depois, Contte foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. A 38km do fim, os três perseguidores juntaram-se ao grupo da frente. 8km depois, Hugo Nunes atacou e conseguiu uma pequena vantagem.

Poderoso sprint de Paul Magnier

A 25km da meta, tanto o grupo perseguidor como Hugo Nunes foram alcançados no km de ouro. Hugo ainda somou 6s de bonificação. Juan Ayuso (Lidl – Trek) conseguiu conquistar 3s de bonificação. O ritmo da corrida seguiu alto com as equipas dos sprinters a tentarem manter-se na frente do pelotão. A cerca de 7km da meta, António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) sofreu um furo, mas conseguiu reentrar no pelotão.

Nos kms finais, o pelotão estava caótico com várias equipas a lutarem pela frente do pelotão, mas nenhum comboio conseguiu impor-se em relação aos outros. Nos metros finais, Paul Magnier lançou o sprint final e ninguém teve capacidade para passar o jovem francês que venceu assim a etapa 1 da Volta ao Algarve. Jordi Meeus foi segundo e Pavel Bittner terceiro. Jasper Philipsen (Alpecin – Premier Tech) foi apenas quarto.

Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi o melhor português em 10º. Santiago Mesa (Anicolor – Campicarn Cycling Team) foi o quinto a cruzar a linha de meta, mas foi relegado por sprint irregular.

Paul Magnier é o primeiro líder da classificação geral, dos pontos e da juventude da Volta ao Algarve. Tomas Contte é o primeiro líder da montanha.

Paul Magnier é o primeiro camisola amarela da 52ª Volta ao Algarve
Paul Magnier é o primeiro camisola amarela da 52ª Volta ao Algarve

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock