Tobias Lund Andresen estreia-se a vencer no World Tour na etapa 1 do Tour Down Under!
O dinamarquês Tobias Lund Andresen (Decathlon CMA CGM Team) venceu a primeira etapa do Tour Down Under, uma ligação de 120,4km com partida e chegada em Tanunda, batendo ao sprint o britânico Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike) e o australiano Sam Welsford (Ineos Grenadiers). Lund Andresen estreou-se a vencer no World Tour e é assim o novo camisola laranja.
Fuga consegue formar-se
A primeira etapa do Tour Down Under começou com um ritmo alto. Ao km 10, no primeiro sprint intermédio do dia, Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG) conquistou 3s de bonificação. Logo a seguir, Martin Urianstad (Uno-X Mobility) atacou e formou a fuga do dia. Ao km 14, Guillaume Martin e Enzo Paleni (Groupama – FDJ United) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para o norueguês. Os três conseguiram uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão. 30km depois, Urianstad foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia.
A 52km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Guillaume Martin conquistou a bonificação máxima. 7km depois, Martin Urianstad foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. O pelotão começava a aumentar o ritmo e a vantagem da fuga era cada vez mais pequena. A 21km do fim, Martin foi novamente o mais forte no último sprint intermédio do dia. Logo a seguir, o francês tirou pé e esperou pelo pelotão.
Grande sprint de Tobias Lund Andresen
A 13km da meta, na última contagem do dia, Martin Urianstad foi o primeiro a passar no topo. O dinamarquês tirou pé após o topo e decidiu esperar pelo pelotão. 7km depois, depois de algumas resisitência, Enzo Paleni acabou por ser alcançado. O ritmo era elevado e várias equipas lutavam pela frente do pelotão.
A cerca de 400 metros da meta, Tord Gudmestad (Decathlon CMA CGM Team) fez um grande trabalho. O norueguês assumiu o comando do pelotão e tinha Tobias Lund Andresen na sua roda. O dinamarquês lançou o sprint final e, nos últimos metros, aguentou a forte aproximação de Matthew Brennan e Sam Welsford para vencer assim a etapa 1 do Tour Down Under.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) chegou no pelotão e foi 64º.
Tobias Lund Andresen é o novo líder da classificação geral e o primeiro líder da classificação por pontos. Matthew Brennan é o novo líder da juventude e Martin Urianstad o primeiro líder da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images
