Sakarias Loland conquista Veneto Classic e garante subida da Uno-X Mobility para o World Tour!

O norueguês Sakarias Loland (Uno-X Mobility) venceu a Veneto Classic, uma clássica de 180,4km entre Soave e Bassano del Grappa, batendo ao sprint o belga Florian Vermeersch (UAE Team Emirates – XRG) e o italiano Diego Ulissi (XDS Astana Team). Loland estreou-se a vencer como profissional e garantiu a subida da Uno-X Mobility para o World Tour entre 2026 e 2028!

Fuga com fortes nomes consegue formar-se

A Veneto Classic começou com várias tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 20, Fredrik Dversnes e Sakarias Loland (Uno-X Mobility), Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla), Xandro Meurisse e Stan van Tricht (Alpecin – Deceuninck), Dylan Teuns (Cofidis), Lorenzo Germani (Groupama – FDJ), Diego Ulissi e Mattia Negrente (XDS Astana Team), Florian Vermeersch, Eric Fagundez (Burgos Burpellet BH), Mikel Retegi (Equipo Kern Pharma), Lorenz van de Wynkele (Lotto), Mattia Gaffuri (Team Polti VisitMalta), Arthur Kluckers (Tudor Pro Cycling Team), Nickolas Zukowsky (Q36.5 Pro Cycling Team), Gabriele Bessega (Biesse-Carrera Premac), Kevin Rosola (General Store – Essegibi – F.Ili Curia) e Matteo Ambrosini (MBH Bank Ballan CSB) atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 60, Stan van Tricht sofreu uma queda e perdeu o contacto com o grupo da frente. A fuga do dia tinha uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão. 20km depois, Pavel Sivakov (UAE Team Emirates – XRG) atacou e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. Gabriel Bessega cedeu e foi alcançado pelo pelotão.

Fuga parte e segue com boa vantagem

A cerca de 50km do fim, a fuga partiu e Diego Ulissi, Mattia Negrente, Florian Vermeersch, Fredrik Dversnes, Sakarias Loland, Lorenzo Germani, Xandro Meurisse, Eric Fagundez, Davide De Pretto, Nickolas Zukowsky e Dylan Teuns isolaram-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Tim Wellens (UAE Team Emirates – XRG), Christian Scaroni (XDS Astana Team), Alessandro Pinarello (VF Group – Bardiani CSF – Faizane), Marc Hirschi (Tudor Pro Cycling Team), Jenno Berckmoes (Lotto), Romain Gregoire (Groupama – FDJ) e Ramses Debruyne (Alpecin – Deceuninck) saltaram do pelotão e tentavam ainda chegar ao grupo da frente.

A 28km do fim, Mattia Negrente e Eric Fagundez perderam o contacto com a frente da corrida. 4km depois, o italiano e o uruguaio conseguiram reentrar no grupo da frente. Tim Wellens e Ramses Debruyne atacaram e tentavam fechar o espaço para frente da corrida. A cerca de 20km do fim, Negrente perdeu o contacto com o grupo da frente.

Histórico dia para a Uno-X Mobility

A 10km da meta, Davide De Pretto acelerou e foi seguido por Diego Ulissi. 1km depois, De Pretto errou numa curva e Ulissi acabou por se isolar. A 7km da meta, Ulissi errou também numa curva e recebeu a companhia de Florian Vermeersch, Sakarias Loland, Xandro Meurisse, De Pretto e Lorenzo Germani. Logo a seguir, Meurisse sofreu um furo e perdeu assim as suas chances de lutar pela vitória.

A 4,5km da meta, Lorenzo Germani atacou e conseguiu um ligeiro espaço. 2,5km depois, Sakarias Loland e Florian Vermeersch fizeram a ponte para o italiano. No início do km final, Diego Ulissi conseguiu reentrar no grupo da frente. Nos metros finais, Loland lançou o sprint final e conseguiu ser mais forte que Vermeersch e Ulissi para vencer assim a Veneto Classic. Germani quebrou na fase final e foi assim quarto a 11s.

António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) foi 69º a 8:47.

O pódio da Veneto Classic com Florian Vermeersch, Sakarias Loland e Diego Ulissi
O pódio da Veneto Classic com Florian Vermeersch, Sakarias Loland e Diego Ulissi

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock